-
Apresentação
Apresentação
Atendendo ao contexto mutável do turismo na sociedade atual e a todas as problemáticas inerentes à gestão dos destinos e da hospitalidade, a presente UC pretende dar a conhecer os constructos nucleares da gestão estratégica em Turismo e Hospitalidade, numa ótica do desenvolvimento sustentável dos destinos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6617-24292
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: pensar e gerir estrategicamente o turismo sustentável. 2. O setor do turismo e da hospitalidade como setor de competitividade; 3. O Turismo e os Turistas na era pós-moderna; 4. O mercado: análise, prospeção e desenvolvimento estratégico; 5. Conceito de turismo sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentáveis; 6. Valorização económica de recursos naturais turísticos; 7. Destinos turísticos numa perspetiva sustentável; 8. As organizações turísticas e os objetivos de desenvolvimento sustentáveis; 9. Eixos construtivos da experiência turística; modelos e ecossistemas de inovação no desenho de experiências turísticas: envolvimento da comunidade local e dos turistas no desenho e concretização das experiências turísticas e no Turismo Criativo. 10. Casos e temas de análise e investigação em estratégia empresarial: Criatividade, inovação e tecnologia; Redes e parcerias; Intraempreendedorismo; Ética e responsabilidade social.
-
Objetivos
Objetivos
1. Conhecer os constructos nucleares da unidade curricular – gestão estratégica e gestão da sustentabilidade; 2. Compreender o Sistema Turístico; 3. Conhecer o contexto do Turismo e dos Turistas na era pós-moderna; 4. Analisar o Sistema Turístico tendo em consideração o contexto sócio-económico do mercado turístico; 5. Conhecer o conceito de sustentabilidade aplicado à gestão de organizações turísticas; 6. Perceber como o turismo pode contribuir para os objetivos de desenvolvimento sustentável; 7. Analisar situações concretas na área de gestão estratégica nas organizações turísticas; 8. Avaliar os desafios colocados pelo mercado no contexto atual de uma concorrência globalizada e tecnologicamente apetrechada; 9. Avaliar modelos de desenvolvimento sustentável de destinos turísticos. 10. Avaliar modelos de desenvolvimento sustentável de negócios turísticos e hospitalidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias baseadas no "aprender fazendo" e na resolução de problemas práticos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
De Araújo, A. F.; Andrés Marques, M.I.; Candeias, M.T.R.; Vieira, A.L. (2022) Willingness to Pay for Sustainable Destinations: A Structural Approach. Sustainability. 14 (5) 2548 Dwyer, L., Forsyth, P. & Dwyer, W. (2020). Tourism Economics and Policy. Channel View Publications, 2nd edition. Gamidullaeva, L., Finogeev, A., Kataev, M., & Bulysheva, L. (2023). A Design Concept for a Tourism Recommender System for Regional Development. Algorithms, 16(1), 58. Holden, A., & Fennell, D. (2017). The Routledge Handbook of Tourism and the Environment, Routledge. Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2008). Exploring corporate strategy: Text and cases. Pearson education. Okumus, F., Ko¿seoglu, M. A., Morvillo, A., & Altin, M. (2017). Scientific progress on strategic management in hospitality and tourism: A state-of-the-art. Tourism Review. Portugal, M. (2017). Empreendedorismo e gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora (2a edição).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não