filmeu

Disciplina Sistemas de Gestão em Turismo e Hospitalidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Atendendo ao contexto mutável do turismo na sociedade atual e a todas as problemáticas inerentes à gestão dos destinos e da hospitalidade, a presente UC pretende dar a conhecer os constructos nucleares da gestão estratégica em Turismo e Hospitalidade, numa ótica do desenvolvimento sustentável dos destinos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.     Introdução: pensar e gerir estrategicamente o turismo sustentável. 2.       O setor do turismo e da hospitalidade como setor de competitividade; 3.       O Turismo e os Turistas na era pós-moderna; 4.       O mercado: análise, prospeção e desenvolvimento estratégico; 5.       Conceito de turismo sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentáveis; 6.       Valorização económica de recursos naturais turísticos; 7.       Destinos turísticos numa perspetiva sustentável; 8.       As organizações turísticas e os objetivos de desenvolvimento sustentáveis; 9.       Eixos construtivos da experiência turística; modelos e ecossistemas de inovação no desenho de experiências turísticas: envolvimento da comunidade local e dos turistas no desenho e concretização das experiências turísticas e no Turismo Criativo. 10.    Casos e temas de análise e investigação em estratégia empresarial: Criatividade, inovação e tecnologia; Redes e parcerias; Intraempreendedorismo; Ética e responsabilidade social.
  • Objetivos

    Objetivos

    1.      Conhecer os constructos nucleares da unidade curricular – gestão estratégica e gestão da sustentabilidade; 2.      Compreender o Sistema Turístico; 3.      Conhecer o contexto do Turismo e dos Turistas na era pós-moderna; 4.      Analisar o Sistema Turístico tendo em consideração o contexto sócio-económico do mercado turístico; 5.      Conhecer o conceito de sustentabilidade aplicado à gestão de organizações turísticas; 6.      Perceber como o turismo pode contribuir para os objetivos de desenvolvimento sustentável; 7.      Analisar situações concretas na área de gestão estratégica nas organizações turísticas; 8.      Avaliar os desafios colocados pelo mercado no contexto atual de uma concorrência globalizada e tecnologicamente apetrechada; 9.     Avaliar modelos de desenvolvimento sustentável de destinos turísticos. 10. Avaliar modelos de desenvolvimento sustentável de negócios turísticos e hospitalidade.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    De Araújo, A. F.; Andrés Marques, M.I.; Candeias, M.T.R.; Vieira, A.L. (2022) Willingness to Pay for Sustainable Destinations: A Structural Approach. Sustainability. 14 (5) 2548 Dwyer, L., Forsyth, P. & Dwyer, W. (2020). Tourism Economics and Policy. Channel View Publications, 2nd edition. Gamidullaeva, L., Finogeev, A., Kataev, M., & Bulysheva, L. (2023). A Design Concept for a Tourism Recommender System for Regional Development. Algorithms, 16(1), 58. Holden, A., & Fennell, D. (2017). The Routledge Handbook of Tourism and the Environment, Routledge.   Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2008). Exploring corporate strategy: Text and cases. Pearson education. Okumus, F., Ko¿seoglu, M. A., Morvillo, A., & Altin, M. (2017). Scientific progress on strategic management in hospitality and tourism: A state-of-the-art. Tourism Review. Portugal, M. (2017). Empreendedorismo e gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora (2a edição).  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios