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Disciplina Gestão da Inovação em Turismo e Hospitalidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular permite ao aluno Identificar e analisar os processos de inovação, designadamente sobre as suas relações com a gestão, com os contextos, as estratégias, os modelos e com os sistemas nacionais (ou regionais) de inovação
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Introdução à Gestão da Inovação Inovação e criatividade são essenciais para melhorias no setor Crucial no turismo e hotelaria para manter a competitividad 2 Ciência, Tecnologia e Inovação Ciência e tecnologia criam valor, aumentando eficiência e personalização Tecnologias (IA, IoT e blockchain) impactam o setor 3 A Inovação como um Processo de Gestão A inovação deve alinhar-se à visão e missão da empresa Deve ser integrada nos processos operacionais e na estrutura organizacional 4 Contextos da Inovação Ecossistemas de inovação envolvem colaboração entre empresas/universidades/centros de pesquisa A inovação deve considerar o contexto sustentável, enfrentando desafios urbanos e rurais 5 Estratégias de Inovação As estratégias de inovação no turismo devem criar experiências únicas O comportamento do consumidor deve orientar as práticas inovadoras 6  Modelos de Inovação A inovação pode ser: produto, processo, marketing ou organizacional A inovação disruptiva, como plataformas de compartilhamento  
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que no final da Unidade Curricular o aluno seja capaz de: 1. Identificar e analisar o papel da inovação como motor de competitividade no setor turismo, designadamente sobre as suas relações com a gestão. Os modelos e os sistemas nacionais (ou regionais) de inovação. 2. Compreender a importância do Plano de Negócios enquanto documento base de um projeto empresarial e saber aplicar as estratégias de inovação em mercados 3. Adquirir competências e utilizar adequadamente as ferramentas e mecanismos específicos da gestão da inovação, os quais contribuem para gerar maior performance económica,  no sentido de assegurar a sustentabilidade e contribuir para uma maior qualidade de produtos/serviços  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino online à distância tem por base a aprendizagem centrada no estudante, com primado na flexibilidade, com primado na interação e com princípio na inclusão digital. Estas linhas orientadoras norteiam a organização de todo o processo de ensino-aprendizagem, balizam o papel do estudante e do professor, a planificação, conceção e gestão das atividades de aprendizagem a propor aos estudantes, a tipologia de materiais a desenvolver e a natureza da avaliação das competências adquiridas. Avaliação: Participação (30%) + trabalho individual (40%) + trabalhos assincronos (30%)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Astor, Y., Wibisono, N., Novianti, S., & Rafdinal, W. (2021, November). The Role of Technology and Innovation in Creative Tourism. In 2nd International Seminar of Science and Applied Technology (ISSAT 2021) (pp. 683-689). Atlantis Press. Lafley, A. G. & Martin, R. L. (2014). Playing to Win: How Strategy Really Works. Harvard Business Review Press.  Rafael, C., & Pires, A. L. (2021). Analysis of scientific production on Technological Innovation in Tourism. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 11(1), 22-33. Trott, P. (2017). Innovation Management and New Product Development , 6th Ed., Pearson. Kudiene, V. et al. (2020). Innovation Management: Perspectives from Strategy, Product, Process and Human Resources research . New Horizons in Innovation Management series. Zonta, T. & Amal, M. (2018). Internationalization and innovation: The case of a born global from Brazil. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 13(1), 63-76  
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