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Disciplina Desenvolvimento e Gestão de Carreiras

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular visa capacitar os alunos a gerirem ativamente as suas trajetórias profissionais, identificando, proativamente, oportunidades específicas no setor. A disciplina aborda o planeamento estratégico de carreira, o fortalecimento de habilidades de liderança e networking, e o desenvolvimento contínuo de competências, num setor que exige uma adaptabilidade rápida e constante às inovações e às diferentes demandas de um mercado dinâmico. Almeja, também, formar profissionais que possam construir carreiras sustentáveis e, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento de equipas e talentos no ambiente organizacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Gestão de Carreiras 1.1. Definição e conceitos fundamentais: carreira tradicional e carreira contemporânea 1.2. Principais teorias de desenvolvimento de carreira  1.3. Carreiras e a evolução no mercado de trabalho. 2. Planeamento e Desenvolvimento de Carreiras 2.1. Autoavaliação: interesses, valores, competências e motivação 2.2. Ferramentas de planeamento de carreira (e.g., SWOT pessoal, plano de carreira) 2.3. Desenvolvimento contínuo: lifelong learning, formação e aquisição de novas competências 2.3.1. Soft skills, hard skills e competências transversais 3. Gestão de Carreira Organizacional 3.1. Carreiras Internacionais 4. Diversidade e Gestão de Carreiras 5. Ferramentas de Desenvolvimento de Carreira 5.1. Identificação e Avaliação de Oportunidades de Desenvolvimento de Carreira 5.2. Criação de Redes Profissionais e Networking 6. Ética e Responsabilidade Social
  • Objetivos

    Objetivos

    - Explorar dinâmicas de carreira no setor de Turismo e Hospitalaidade; - Compreender as características das trajetórias profissionais no sector, considerando a sazonalidade, a mobilidade e a influência das redes de contato; - Capacitar para o planeamento e gestão proativa de carreira; - Dotar os estudantes de competências para o desenvolvimento e monitorização das carreiras, utilizando ferramentas de gestão de carreira; - Identificar oportunidades e planear o crescimento profissional; - Desenvolver habilidades de liderança e networking; - Promover a aprendizagem, o desenvolvimento contínuo e a adaptação às mudanças. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Tüzünkan, D. & Alt¿nta¿, V. (2019). Contemporary Human Resources Management in the Tourism Industry. IGI Global. Iyer, R. (2012). The Career Journey: A book on career management. CreateSpace Independent Publishing Platform. Nickson, D. (2007). Human resource management for the hospitality and tourism industries. Elsevier. Solberg, V. & Ali, S. (Eds.) (2017). The Handbook of Career and Workforce Development Research, Practice, and Policy. Taylor & Francis. Ellis, S. & Tupper, H. (2021). The best career path isn't always a straight line [Video file]. Retrieved from https://www.ted.com/talks/sarah_ellis_and_helen_tupper_the_best_career_path_isn_t_always_a_straight_line.
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