-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular fornece uma abordagem integrada e estratégica para compreender o planeamento e a gestão de crises e catástrofes no turismo e na hospitalidade, em vários contextos geográficos e socioculturais. Para isto, primeiramente, sintetiza-se a literatura de uma vasta gama de perspetivas teóricas, nomeadamente: riscos naturais, geografia, acidentes e desastres, relações-públicas em contexto de crise, comunicação e gestão do conhecimento. O objetivo é integrar estes domínios, muitas vezes separados, a fim de desenvolver a compreensão e o a geração de conhecimento no domínio do turismo e da hospitalidade. Neste contexto, pretende-se que os alunos compreendam esta área complexa e melhorem as suas capacidades de gestão de crises e desastres, de modo que possam ter um impacto positivo na resiliência da indústria do turismo e da hospitalidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6617-24390
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O contexto da gestão de crises e catástrofes no sector do turismo e hospitalidade Classificação e compreensão de crise catástrofes Planeamento e gestão estratégica de crises e catástrofes Resposta, implementação e gestão de crises e catástrofes no sector do turismo Respostas a acidentes e catástrofes no turismo e na hospitalidade Gestão de crises, comunicação de crises e o papel do marketing e das relações-públicas A interação dos principais sectores e a colaboração internacional na gestão de crises Recuperação a longo prazo e questões e tendências futuras para a gestão de crises
-
Objetivos
Objetivos
Ao fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: Perceber o contexto de vulnerabilidade do setor do turismo e da hospitalidade a crises e catástrofes Classificar crise e catástrofes de acordo com categorias estabelecidas na literatura Planear para e gerir estrategicamente crises e catástrofes Responder a e gerir crises e catástrofes no sector do turismo Responder a acidentes e catástrofes no setor da hospitalidade Gerir a comunicação de crises e fazendo uso de ferramentas de marketing e relações-públicas Perceber como os principais sectores envolvidos na gestão de crises se interrelacionam e colaboram entre si Perceber o processo de recuperação a longo prazo e dominar tendências futuras para a gestão de crises
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas combinam exposições teóricas curtas com estudos de caso, gamification (quizzes) e secções de Problem-Based Learning (PBL), que visam promover o estudo autónomo, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas através da aplicação prática dos conteúdos abordados. As seções de PBL desempenham um papel de destaque, sendo aplicadas à maioria dos conteúdos programáticos. A cada semana, o Professor disponibiliza um texto, com base no qual os alunos deverão resolver, em grupos, um problema proposto na semana seguinte. Antes de expor o problema, o Professor realiza um quizz para a revisão dos conteúdos e avaliação do domínio deste pelos dos alunos. O trabalho final consiste na elaboração de um caso de estudo à luz da teoria e das boas práticas de gestão de crises e catástrofes no turismo. A avaliação contínua inclui participação, submissão de atividades, quizzes e o seminário individual, que também funcionam como ferramentas de revisão e consolidação de conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Maslin, M. (2021). Climate Change: A Very Short Introduction (4th ed.). Oxford: Oxford University Press. Prideaux, B., & Beirman, D. (Eds.). (2024). Handbook on Crisis and Disaster Management in Tourism (Research Handbooks in Tourism Series). Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing Ltd. Ritchie, B. W. (2009). Crisis and Disaster Management for Tourism. Bristol-Buffalo-Toronto: Channel View Publications. Ritchie, B. W., & Campiranon, K. (Eds.). (2015). Tourism crisis and disaster managemen in the Asia-Pacific. Oxfordshire: CABI.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não