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Disciplina Gestão de Crises e Catástrofes

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular fornece uma abordagem integrada e estratégica para compreender o planeamento e a gestão de crises e catástrofes no turismo e na hospitalidade, em vários contextos geográficos e socioculturais. Para isto, primeiramente, sintetiza-se a literatura de uma vasta gama de perspetivas teóricas, nomeadamente: riscos naturais, geografia, acidentes e desastres, relações-públicas em contexto de crise, comunicação e gestão do conhecimento. O objetivo é integrar estes domínios, muitas vezes separados, a fim de desenvolver a compreensão e o a geração de conhecimento no domínio do turismo e da hospitalidade. Neste contexto, pretende-se que os alunos compreendam esta área complexa e melhorem as suas capacidades de gestão de crises e desastres, de modo que possam ter um impacto positivo na resiliência da indústria do turismo e da hospitalidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O contexto da gestão de crises e catástrofes no sector do turismo e hospitalidade Classificação e compreensão de crise catástrofes Planeamento e gestão estratégica de crises e catástrofes Resposta, implementação e gestão de crises e catástrofes no sector do turismo Respostas a acidentes e catástrofes no turismo e na hospitalidade Gestão de crises, comunicação de crises e o papel do marketing e das relações-públicas A interação dos principais sectores e a colaboração internacional na gestão de crises Recuperação a longo prazo e questões e tendências futuras para a gestão de crises
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: Perceber o contexto de vulnerabilidade do setor do turismo e da hospitalidade a crises e catástrofes Classificar crise e catástrofes de acordo com categorias estabelecidas na literatura Planear para e gerir estrategicamente crises e catástrofes Responder a e gerir crises e catástrofes no sector do turismo Respostas a acidentes e catástrofes no setor da hospitalidade Gerir a comunicação de crises e fazendo uso de ferramentas de marketing e relações-públicas Perceber como os principais sectores envolvidos na gestão de crises se interrelacionam e colaboram entre si Perceber o processo de recuperação a longo prazo e dominar tendências futuras para a gestão de crises
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para além de seções expositivas, as aulas incluem atividades como Problem-Based Learning (PBL), casos de estudo e técnicas de Gamification (quizzes). A avaliação inclui dois elementos: Os trabalhos realizados ao longo do semestre (50%) e o teste (50%). Os trabalhos ao longo do semestre consistem maioritariamente em secções de PBL. Para estas, os alunos deverão preparar-se previamente através da leitura de um texto indicado pelo Professor. Durante a aula, deverão aplicar os pressupostos teóricos abordados no texto para realizar análises e apresentar soluções no âmbito da gestão de crises e catástrofes para a situação apresentada. O desempenho nesta componente é controlado pela submissão de atividades no Moodle e pela participação e desempenho durante as atividades em sala de aula. Para estudantes com estatuo especial, quando necessário, serão consideradas apenas as submissões. Quizzes e casos de estudo visam revisar o conteúdo e permitir uma avaliação informal por parte do Professor. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Maslin, M. (2021). Climate Change: A Very Short Introduction (4th ed.). Oxford: Oxford University Press. Prideaux, B., & Beirman, D. (Eds.). (2024). Handbook on Crisis and Disaster Management in Tourism (Research Handbooks in Tourism Series). Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing Ltd. Ritchie, B. W. (2009). Crisis and Disaster Management for Tourism. Bristol-Buffalo-Toronto: Channel View Publications. Ritchie, B. W., & Campiranon, K. (Eds.). (2015). Tourism crisis and disaster managemen in the Asia-Pacific. Oxfordshire: CABI.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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