filmeu

Disciplina Análise Financeira e Revenue Management

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos estruturados em Análise Financeira e Revenue Management aplicados ao setor do turismo. Na vertente de Análise Financeira, explora-se a gestão financeira de empresas turísticas, abordando fundamentos teóricos e práticos, além de instrumentos e técnicas de análise económica e financeira que auxiliam nas decisões de investimento e financiamento. Em relação ao Revenue Management, a disciplina foca-se em métodos e estratégias para otimizar receitas, com especial atenção à maximização de lucros através de técnicas de precificação, segmentação e previsão da procura, fundamentais para o equilíbrio económico e financeiro das empresas turísticas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte I Introdução ao conceito de Finanças e Revenue Management na indústria hoteleira I.1 Origem I.2 Conceitos e fundamentos Parte II Procura, previsões e controlo do retorno do investimento em Gestão Hoteleira II.1 Engenharia da procura e formas de exercício de influência sobre a procura II.2 Previsões da procura II.3 Controlo do ROI Parte III Estratégias de preço e de canais de distribuição em Gestão Hoteleira III.1 Estratégias de preço III.2 Estratégias de distribuição III.3 Relação entre preço e distribuição Parte IV Práticas de gestão de tarifas e overbooking IV.1 Introdução ao conceito de gestão de tarifas IV.2 Exemplos de overselling
  • Objetivos

    Objetivos

    As principais competências a adquirir são: 1. Descrever a estrutura empresarial do setor do turismo; 2. Descrever a importância da gestão financeira na empresa; 3. Elencar as funções de gestor financeiro; 4. Aplicar instrumentos, métodos e técnicas de análise económica financeira; 5. Avaliar a situação económica e financeira de uma empresa; 6. Avaliar a tomada de decisão sobre o investimento e o financiamento 7. Elaborar um projeto de Investimento no contexto do setor do turismo; 8. Avaliar projetos de investimento em contexto de certeza e do risco; 9. Estimar o custo de capital e o custo de financiamento adequados às decisões financiamento de projetos de investimento no setor do Turismo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias inovadoras como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), Sala de Aula Invertida e Simulações enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, incentivando o pensamento crítico e a aplicação prática. Estudos de caso e ferramentas de IA e Big Data também são integrados para análise de cenários reais, o que é essencial para desenvolver competências em áreas como finanças e revenue management. Essas abordagens tornam a aprendizagem mais ativa, dinâmica e orientada para o mercado, preparando os estudantes para desafios práticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Costa, V., Costa, C. (Eds.). (2022). Sustainability and Competitiveness in the Hospitality Industry. IGI Global.https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9285-4 Costa, V., Costa, C. (2022). Challenges in Times of Crisis and Pandemics in the Hospitality Industry: A Systematic Literature Review. In V. Costa, C. Costa (Ed.), Sustainability and Competitiveness in the Hospitality Industry (pp. 1–22). IGI Global.https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9285-4.ch001 Costa, V., Costa, C. (2019).O Turismo e a Dinâmica do Setor Hoteleiro em Portugal. In C. Estevão C. Costa (Eds.), Tourism: Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento Regional. Uma Visão Estratégica no Setor do Turismo (pp. 117-130). Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-79861-2   Hayes, D. K., & Miller, A. (2020). Revenue management for the hospitality industry. Pearson.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios