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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos estruturados em Análise Financeira e Revenue Management aplicados ao setor do turismo. Na vertente de Análise Financeira, explora-se a gestão financeira de empresas turísticas, abordando fundamentos teóricos e práticos, além de instrumentos e técnicas de análise económica e financeira que auxiliam nas decisões de investimento e financiamento. Em relação ao Revenue Management, a disciplina foca-se em métodos e estratégias para otimizar receitas, com especial atenção à maximização de lucros através de técnicas de precificação, segmentação e previsão da procura, fundamentais para o equilíbrio económico e financeiro das empresas turísticas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6617-24396
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I Introdução ao conceito de Finanças e Revenue Management na indústria hoteleira I.1 Origem I.2 Conceitos e fundamentos Parte II Procura, previsões e controlo do retorno do investimento em Gestão Hoteleira II.1 Engenharia da procura e formas de exercício de influência sobre a procura II.2 Previsões da procura II.3 Controlo do ROI Parte III Estratégias de preço e de canais de distribuição em Gestão Hoteleira III.1 Estratégias de preço III.2 Estratégias de distribuição III.3 Relação entre preço e distribuição Parte IV Práticas de gestão de tarifas e overbooking IV.1 Introdução ao conceito de gestão de tarifas IV.2 Exemplos de overselling
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Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir são: 1. Descrever a estrutura empresarial do setor do turismo; 2. Descrever a importância da gestão financeira na empresa; 3. Elencar as funções de gestor financeiro; 4. Aplicar instrumentos, métodos e técnicas de análise económica financeira; 5. Avaliar a situação económica e financeira de uma empresa; 6. Avaliar a tomada de decisão sobre o investimento e o financiamento 7. Elaborar um projeto de Investimento no contexto do setor do turismo; 8. Avaliar projetos de investimento em contexto de certeza e do risco; 9. Estimar o custo de capital e o custo de financiamento adequados às decisões financiamento de projetos de investimento no setor do Turismo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias inovadoras como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), Sala de Aula Invertida e Simulações enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, incentivando o pensamento crítico e a aplicação prática. Estudos de caso e ferramentas de IA e Big Data também são integrados para análise de cenários reais, o que é essencial para desenvolver competências em áreas como finanças e revenue management. Essas abordagens tornam a aprendizagem mais ativa, dinâmica e orientada para o mercado, preparando os estudantes para desafios práticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa, V., Costa, C. (Eds.). (2022). Sustainability and Competitiveness in the Hospitality Industry. IGI Global.https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9285-4 Costa, V., Costa, C. (2022). Challenges in Times of Crisis and Pandemics in the Hospitality Industry: A Systematic Literature Review. In V. Costa, C. Costa (Ed.), Sustainability and Competitiveness in the Hospitality Industry (pp. 1–22). IGI Global.https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9285-4.ch001 Costa, V., Costa, C. (2019).O Turismo e a Dinâmica do Setor Hoteleiro em Portugal. In C. Estevão C. Costa (Eds.), Tourism: Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento Regional. Uma Visão Estratégica no Setor do Turismo (pp. 117-130). Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-79861-2 Hayes, D. K., & Miller, A. (2020). Revenue management for the hospitality industry. Pearson.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não