-
Apresentação
Apresentação
Esta U.C. destina-se a fornecer aos alunos do Mestrado a indispensável formação teórica e técnica necessária ao desenvolvimento de capacidades de investigação conducentes à futura organização da Dissertaçã / Projeto /Estágio. Assim os conteúdos a desenvolver cobrem as sucessivas fases de como se organiza e implementa e avalia o projeto de investigação bem como, se visa fornecer aos alunos os instrumentos e técnicas necessárias a qualquer investigação. Esta U.C. surge assim como pertinente quer para desenvolvimento da dissertação, quer por fornecer instrumentos e técnicas que os alunos poderão usar no âmbito de outras U.Cs.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6617-7351
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Ciência e conhecimento científico 2. Conceptualização e investigação 3. Teorias como programas de investigação científica 4. Trabalho de investigação científica 5. Fases no processo de investigação 6. Tipos e abordagens de investigação 7. Técnicas de medição, recolha e análise e apresentação de dados 8.Utilização do open-source software Mendeley
-
Objetivos
Objetivos
Concluída esta unidade curricular, os mestrandos deverão ser capazes de: 1. Proporcionar um conjunto de conceitos, de técnicas e de abordagens, bem como o entendimento das principais questões que se colocam, quer na elaboração da proposta, quer na estruturação e realização do trabalho de investigação conducente a¿ dissertação de mestrado; 2. Fornecer um conhecimento sobre as principais estratégias a adotar em diferentes paradigmas de investigação na área científica; 3. Adquirir conhecimentos e competências metodológicas e técnicas necessárias a¿ elaboração e a¿ operacionalização de um projeto ou trabalho de investigação; 4. Distinguir a tipologia e as abordagens a¿ investigação científica; 5. Dar a conhecer algumas técnicas de análise quantitativa e qualitativa de dados aplicáveis em investigações na área; Adquirir e operacionalizar os conhecimentos básicos necessários a¿ realização de registos e tratamento da informação obtida.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino online a¿ distância tem por base a aprendizagem centrada no estudante, com primado na flexibilidade, com primado na interação e com princípio na inclusão digital. Estas linhas orientadoras norteiam a organização de todo o processo de ensino-aprendizagem, balizam o papel do estudante e do professor, a planificação, conceção e gestão das atividades de aprendizagem a propor aos estudantes, a tipologia de materiais a desenvolver e a natureza da avaliação das competências adquiridas, com a seguinte distribuição: Síncrono (TP): Aula virtual, Fórum de discussão, Sessão de tutoria, e horas de avaliação distribuídas por apresentação oral e Relatórios ou provas. As horas de trabalho assíncrono também se distribuem em análise de artigos/obras cientificas, análise de materiais em formato digital, simulação e quizzes. O trabalho autónomo reparte-se em pesquisas autónomas e leituras obrigatórias.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bryman, A. (2012). Social research methods. New York: Oxford University Press. Leitura para o conteúdo 1 e 2 Philimore, J., & Goodson, L. (2009). Qualitative research in tourism: Ontologies, epistemologies and methodologies. London: Routledge. Leitura para os conteúdos 2, 3, 4, 5 e 6 Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. Leitura para os conteúdos 6 e 7 Youtube (2020). Tutorial Install Mendeley Desktop. International Medical University of Malasya. https://www.youtube.com/watch?v=gQZ6GKYSjN8. Leitura para o conteúdo 8 Youtube (2018). Grade Coach - Tutorial Manual User Mendeley Desktop, Web Importer & MS Word Plugin. https://www.youtube.com/watch?v=XTfVCiksapk. Leitura para o conteúdo 8 Mendeley (2010). Getting started with Mendeley. https://desktop- download.mendeley.com/download/Getting_Started_Guide.pdf. Leitura para o conteúdo 8
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não