-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular "Metodologia de Investigação II" é uma componente essencial no Mestrado em Nutrição Clínica, direcionada para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na "Metodologia de Investigação I". Este curso capacita os estudantes a desenvolverem projetos de investigação na área das Ciências da Nutrição, desde a elaboração até à execução de estudos rigorosos, seguindo metodologias científicas precisas. O campo de atuação desta UC abrange a preparação e redação de artigos científicos, a execução de trabalhos de pesquisa, e a exploração documental necessária para a fundamentação teórica dos estudos. Esta UC permite aos alunos consolidarem as suas competências em investigação científica, essencial para a prática baseada em evidências na Nutrição Clínica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6866-25657
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Concretização do processo de investigação. Aplicação prática do projeto de investigação. Preparação de um artigo científico. Execução de um trabalho científico. Critérios gerais de redação e apresentação de trabalhos científicos. Exploração documental e fatores de relevância na pesquisa bibliográfica.
-
Objetivos
Objetivos
Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Metodologias de Investigação I, visando o desenvolvimento de trabalhos de investigação na área das Ciências da Nutrição. Preparar um trabalho de investigação. Treinar o aluno na elaboração de estudos na área das Ciências da Nutrição, de acordo com metodologia rigorosa e regras precisas de disciplina e conduta a seguir na análise de questões bem delimitadas na área de referência. Conhecer, compreender e aplicar os princípios da metodologia de investigação científica e das técnicas que a compõem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição clínica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ABRAMSON, J; ABRAMSON, Z. Survey Methods in Community Medicine. 5ª ed.,Churchill. Livingstone, 1999. CARMO, H; FERREIRA, M. Metodologia de Investigação: Guia de auto-aprendizagem. Universidade Aberta, Lisboa, 2001. QUIVY, R; CAMPENHOULDT, L. Manual de Investigação em Ciências Sociais. 2ª ed., radiva, 1998. SAMPIERI, R; COLLADO, C; LUCIO, P. Metodologia de la Investigación. 3ª ed. McGraw-Hill, 2003.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não