-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem por objetivo a concretização de uma dissertação de mestrado pelo estudante, sob a orientação de um professor e, eventualmente, a coorientação de outros professores pertinentes para o(s) assunto(s) em investigação. Visa a construção do documento de dissertação de acordo com as regras académicas e os procedimentos da investigação artística. O estudante terá 2h semanais de acompanhamento tutorial com o docente orientador, para o auxiliar no planeamento, concretização e defesa pública da dissertação de mestrado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT7008-3157
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenvolver, concluir e defender a dissertação teórica de mestrado em Pintura, incluindo a respetiva documentação visual. Redação do documento de dissertação obedecendo às regras institucionais de escrita (correção do português), formatação, citação e estrutura (capa, declarações de originalidade, índice, desenvolvimento, conclusão, indicação dos dados bibliográficos segundo as normas indicadas, as legendas das imagens, anexos). Provas de Defesa pública da investigação.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos gerais: Esta UC visa a concretização de uma dissertação de mestrado (por cada estudante) exclusivamente teórica, sob a orientação de um professor e, eventualmente, a coorientação de outros professores pertinentes para o(s) assunto(s) em investigação. Objetivos específicos: Construção do documento de dissertação de acordo com as regras académicas onde se afere a aplicação dos procedimentos da investigação sobre as artes e suas implicações filosóficas, éticas, estéticas, em consciência das ligações entre contexto, teoria e prática na investigação artística. Planeamento, concretização e defesa pública da dissertação de mestrado como um projeto de investigação académica de caráter teórico que se alinha com critérios de qualidade e originalidade, relevantes no domínio da arte contemporânea e da cultura visual atual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta fase da investigação é realizada com tutorias semanais de 2h por parte do orientador para que o estudante tenha acompanhamento intelectual no desenvolver da sua pesquisa. Este acompanhamento assegura que o documento de dissertação tem a qualidade exigida para ser defendido e está escrito conforme as normas institucionais. A avaliação do trabalho de investigação teórico-prático é feita através de provas públicas e com um júri de três ou mais elementos cuja formação está ligada à área científica principal do ciclo de estudos ou é pertinente no âmbito do assunto investigado. Para esta prova, o estudante tem de preparar a apresentação da investigação, de modo resumido (20 min.), para apresentar ao júri e ao público de forma a contextualizar quem ouve, pela primeira vez, o que que está a ser avaliado. A preparação da apresentação deve ser realizada pelo estudante, mesmo que supervisionada pelo orientador, de modo a aferir a autonomia e confiança do estudante face ao trabalho desenvolvido.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, L. S. (2019). The Methodologies of Art: An Introduction – 2nd Edition. Abingdon: Routledge. CALLAWAY, H. (1981).” Women's perspectives: Research as re-vision”. In Human inquiry: A sourcebook of new paradigm research, pp. 457-471. NY: Wiley & Sons. CANDY, L., EDMONDS, E (2018). “Practice-Based Research in the Creative Arts: Foundations and Futures from the Front Line”. Leonardo 51 (1): 63–69. DAICHENDT, G. J. (2011). Artist Scholar: Reflections on Writing and Research. Bristol: Intellect Ltd. EAVY, P. (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. NY: The Guilford Press. FORMAGGIO, D. (1985). Arte. Oeiras: Editorial Presença. WILLIAMS, G. (2014). How to Write About Contemporary Art. Londres: Thames & Hudson. SCHEURICH, J. J. (1997). Research method in the postmodern. Londres: The Falmer Press. SULLIVAN, G. (2005). Art practice as research: Inquiry in the Visual Arts. Thousand Oaks, CA: Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não