-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Metodologias de Investigação Científica tem como campo de acção principal a consolidação do pensamento crítico sustentado dos alunos. O seu domínio de intervenção é basilar no estruturar de um pensamento académico profissional, proporcionando ao aluno através da compreensão de metodologias científicas, o desenvolvimento de um trabalho teórico coerente com padrões internacionais de qualidade. A metodologia de ensino funciona em regime de seminários.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-7334
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
SEMINÁRIOS Ciência e Pseudociência; Problema da Demarcação; Método Científico; Filosofia da Ciência; Popper, Kuhn, Lakatos, Feyerabend; Positivismo Militante (Carnap); Autoritarismo Elitista; Anarquismo Epistemológico; Aplicação aos Estudos de Som; O processo de investigação. O desenho da pesquisa qualitativa. Ficções sónicas: áudio-ensaio como medium e como método. Casos de estudo em torno da imagem dos futuros especulativos. Arte como modo de investigação: Três casos de estudo; Gestão de fontes bibliográficas. Estado da arte. Levantamento e revisão bibliográfica. Fichas de leitura e notas. Recensão crítica. Citação e paráfrase. Normas, software e formatação. A emergência do «ponto de vista»; constituição do conhecimento no pensamento ocidental. Crença e verdade. Linguagem, forma, realidade. Cepticismo e constituição da certeza: interpretação do §115 do Da Certeza de Wittgenstein. Investigação teórico-prática nas Artes dos Media: partilha de formato e processo a partir de obra interativa.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular utiliza ferramentas heterogéneas para ajudar os alunos a fazer a transição do 1o ciclo para o 2o com confiança, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades de investigação académica. Os alunos participarão em seminários temáticos onde serão analisados diferentes aspectos do método de pesquisa científica para estudos do som, escrutinando as relações dos seus diferentes ramos com as materialidades específicas do objecto sonoro. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de escrever um ensaio ou relatório de mestrado com um nível académico internacional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação semanal pelos alunos das problemáticas e progressos na investigação. Discussão em aula de todos os pontos da pesquisa, incluindo referências textuais, instâncias sonoras e/ou tecnológicas que permitirão enraizar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver pelo estudante
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bull, M., Cobussen, M. (Eds) (2021) The Bloomsbury Handbook of Sonic Methodologies. Bloomsbury Academic Campenhoudt, L. V., Marquet, J., & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais . Gradiva. Chion, Michel (2009) Film, a Sound Art. Columbia University Press Cox, C., Warner, D. (2004) Audio Culture. Continuum Denzin, Norman K. and Lincoln, Yvonna S. (eds.) (2011) The Sage Handbook of Qualitative Research. Sage Publications. Feyerabend, P. (1977) Contra o Método. Francisco Alves Editora Foss, Sonja K. (2016) Destination Dissertation. Rowman & Littlefield Lakatos, I. (1990) For and Against Method. University of Chicago Press Smith, H., Dean, R. (2009) Practice-led Research, Research-led practice in the Creative Arts. Edinburgh University Press Sterne, J. (Ed) (2012) The Sound Studies Reader. Routledge
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim