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Apresentação
Apresentação
Pretende-se proporcionar aos estudantes um contacto estruturado e aprofundado com os métodos de investigação, e a sua relação com a análise de dados, que lhes permitam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica em Psicologia Clínica e da Saúde.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT65-14821
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
S1. Métodos de avaliação: S1.1 Métodos de autorresposta: - métodos quantitativos: características psicométricas - métodos qualitativos: entrevista qualitativa S 1.2 Observação: -observaçãoquantitativa; -observaçãoqualitativa. S1.3 Métodos mistos. S2. Avaliação de intervenções: S2.1 Significância clínica das mudanças. S2.2. Características do tratamento. S2.3 Avaliação durante e após a intervenção. S3.Análise de dados: S3.1Análise quantitativa: testes de significância; potência estatística; medidas de efeito; S3.2 Análise qualitativa: análise intra e intercasos. S4. Interpretação de dados: S4.1 Significado dos resultados. S4.2 Resultados negativos ou inexistência de diferenças. S4.3 Replicação dos resultados. S4.4 Pontos fortes e limitações do estudo. S4.5 Implicações científicas e profissionais. S5. Disseminação de resultados: S5.1 Elaboração de artigos científicos. S5.2 Processo de publicação.
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Objetivos
Objetivos
Complementando a unidade curricular do primeiro semestre, pretende-se que as estudantes desenvolvam competências inerentes a. OA1. recolha; OA2. análise de dados OA3. interpretação; OA4. publicação de resultados no âmbito de uma investigação no contexto da Psicologia Clínica e da Saúde.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teórico-práticas, são utilizados o método expositivo (para apresentação dos conteúdos) e interrogativo (para fomentar a participação dos estudantes). Para consolidar os conhecimentos, o foco será centrado na resolução de problemas, numa abordagem colaborativa, em formato b-learning. Acentuando a vertente prática, é privilegiado o método ativo, através de exercícios práticos incidindo sobre as diversas etapas do plano analítico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6.th ed.). Washington: Edição do autor. Barker, C., Pistrang, N., & Elliott, R. (2015). Research methods in clinical psychology: An introduction for students and practitioners (3.ª ed.). Chichester: Wiley. Corner, J., & Kendall, P. (Coords.) (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. Oxford: Oxford University Press. Coutinho, C. (2013). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Coimbra: Almedina. Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. March 2022. (Free PDF). Kazdin, A. (2017). Research design in clinical psychology (5.ª ed.). Harlow: Pearson. Silva, E. G. e, Couto, C., Melo, S. B. de, & Neiva, E. R. (2023). Ana¿lises Estati¿sticas com Jasp – Um Guia Introduto¿rio. (Free PDF)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não