Disciplina Seminário Temático IV - Metodologias de Investigação para a Intervenção em Situações de Risco e Violência
-
Apresentação
Apresentação
O RISCO e a VIOLÊNCIA é objeto de análise de várias disciplinas científicas com vista à sua compreensão e definição de intervenção. Considerado como um problema social, permitiu o surgimento de paradigmas teóricos para a sua explicitação, de investigações científicas e de estratégias e políticas sociais de resposta. Esta UNIDADE CURRICULAR contempla o campo de investigação, proporcionando aos estudantes um conhecimento e aprofundamento das metodologias de investigação no âmbito do risco e da violência, a partir dos contributos teórico-epistemológicos, bem como da discussão e reflexão de casos práticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT464-2-25447
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I - A Investigação (INV) no Âmbito dos Riscos e Violências (RV): Enquadramento Teórico-Epistemológico 1. Metodologias de investigação quantitativa (IQUAN) no âmbito dos RV 1.1. A IQUAN e sua especificidade 1.2. Métodos de IQUAN 1.3. Fontes de informação 1.4. Amostragem 1.5. Validade, fiabilidade de triangulação de dados 2. Metodologias de investigação qualitativa (IQUAL) no âmbito dos RV 2.1. A IQUAL e sua especificidade 2.2. Métodos de IQUAL: entrevistas, observação e etnografia, recolha documental e métodos visuais 2.3. Amostragem 2.4. Trabalho de campo: acesso ao terreno e aos indivíduos, recolha de dados, registos e transcrições. 2.5. Análise de conteúdo: técnicas e procedimentos. 3. Questões éticas no estudo dos RV Parte II - INV no Âmbito dos RV: Casos Práticos 1. INV área da violência doméstica/género 2. INV área da delinquência juvenil, crime e reinserção social 3. INV área do abuso e maus-tratos 4. INV área do tráfico de seres humanos 5. INV área de comportamentos aditivos e dependências
-
Objetivos
Objetivos
Analisar o contributo da investigação social para o estudo e conceptualização do risco e da violência. Aplicar o conhecimento científico nas áreas do risco e da violência na construção de projetos de investigação. Conhecer a diversidade de metodologias de investigação utilizadas no estudo do risco e da violência. Inventariar métodos e técnicas de investigação em estudo, considerando a sua adequação aos objetivos e orientações teóricas e epistemológicas. Conhecer e saber aplicar os pressupostos científicos na investigação em áreas específicas dos riscos e violência e na discussão de casos práticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade Curricular desenvolver-se-á com debate dos tópicos assinalados nos conteúdos programáticos e com apoio de bibliografia e de outros materiais didáticos (audiovisuais). Promover-se-á o diálogo aberto, a pesquisa orientada e análise de textos, o contacto com experiências e projetos de investigação (nomeadamente, a partir dos repositórios universitários) e de intervenção (nomeadamente, a partir de experiências práticas) e o estudo autónomo. As aulas desta UC serão interativas com participação, através do método expositivo/interrogativo e através de debates em painel sobre os temas do programa em torno de projetos de investigação e de intervenção.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alderson, P., & Morrow, V. (2004). Ethics, social research and consulting with children and young people. Barnardos. Bachman, R. (2001). The practice of research in criminology and criminal justice. Pine Forge Press. Copes, H (2015). The Routledge handbook of qualitative criminology. Routledge. Dias, I. (2018). Violência Doméstica e de Género - Uma Abordagem Multidisciplinar. Pactor. Graue, M. E. & Walsh, D. J. (2003). Investigação etnográfica com crianças: Teorias, métodos e ética. Fundação Calouste Gulbenkian. Illes, M. & Wilson, P. (2020). The scientific method in forensic science: A canadian handbook. Canadian Scholars. Lutzker, J. (2006). Preventing violence: Research and evidence-based intervention strategies. APA. Sheldon, K. Davies, J. & Howells, K. (2011). Research in practice for forensic professionals. Routledge. Sani, A., & Caridade, S. (2016). Práticas de Intervenção na Violência e no Crime. Pactor.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não