-
Apresentação
Apresentação
A UC de Projeto constitui uma unidade integrada no plano de estudos do Mestrado de Serviço Social e Política Social e visa trabalhar competências fundamentais à elaboração do projeto final de curso.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT464-3-25444
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Projeto de pesquisa: a metodologia de projeto 2.Elaboração do desenho do projeto: Enunciação do objeto (formulação do problema) e dos objetivos; A problemática e/ou quadro referencial teórico 3. Definição do quadro teórico 4. Estratégias de investigação qualitativa e quantitativa - Metodologia qualitativa e quantitativa, métodos e técnicas de pesquisa 5. Planeamento da investigação empírica - campo de pesquisa, seleção da amostra e estratégias de abordagem ao campo 6. Apresentação da proposta de projeto
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Projeto de Pesquisa constitui-se como uma oportunidade privilegiada para a reflexão e integração de todo o percurso de aprendizagem do qual emerge o mote para a investigação a realizar. Assim, os/as mestrandos/as deverão delinear o seu próprio projeto de pesquisa, definindo o objeto, o quadro concetual, a população a abranger, o design de investigação, a metodologia a seguir e sua justificação. Neste sentido, pretende-se que o/a mestrando/a seja capaz de: a) Delinear o percurso da investigação científica; b) Conhecer as fontes de informação a fim de decidir quais as mais adequadas à produção científica relativamente ao objeto de investigação e ou de intervenção; c) Refletir e selecionar os métodos e técnicas a aplicar na pesquisa ou na pesquisa para a intervenção, adequados ao objeto; d) Criar e utilizar as técnicas de recolha de dados, quantitativos e qualitativos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC segue uma metodologia de ensino participativa e centrada no desenvolvimento dos projetos dos/as alunos/as. Esta metodologia centra-se assim em sessões teórico-práticas, individuais e em grupo, com apresentação sequencial, oral e por escrito, das partes constituintes de um projeto de investigação e sua discussão: nomeadamente a identificação do protocolo, resumo científico, justificação do projeto de investigação (racional), a formulação da questão de investigação e dos objetivos, revisão da literatura (enquadramento), descrição dos métodos e procedimentos, planificação de tarefas, resultados esperados e bibliografia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Brancati, D. (2018). Social Scientific Research. Sage Publications Ltd. 2. Vilelas, J. (2020). Investigação - O processo de construção do conhecimento. Ed. Sílabo (3ª ed.). 3. Reis, F. (2022). Investigação científica e trabalhos académicos - Guia Prático. Ed. Sílabo (2ª ed.). 4. Ribeiro, G. (2018). Novo manual de investigação - Do rigor à originalidade, como fazer uma tese no século XXI. Contraponto.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não