-
Apresentação
Apresentação
A UC Seminário Temático II – Políticas e Investigação no Contexto das Organizações Sociais pretende consubstanciar-se num formato de ensino-aprendizagem que alia a teoria com a prática, com o intuito de promover a simbiose entre o conhecimento teórico /científico e a prática profissional nas Organizações da Economia Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT464-3-25448
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I - O terceiro setor, economia social e solidária 1.1. Regulamentação legal e estatutos 1.2. A economia social e solidária na atualidade: o caso português 1.3. Organizações de solidariedade social: do paradigma assistencialista à intervenção social 1.4. Constituição das entidades da economia social Parte II - Empreendedorismo Social 2.1. Empreendedorismo social, inovação, crescimento e emprego 2.2. Desenvolvimento de Iniciativas de Empreendedorismo Social 2.3. Conceção e desenvolvimento de iniciativas de Empreendedorismo Social 2.4. Exemplos de boas práticas 2.5. Investigação no contexto das organizações
-
Objetivos
Objetivos
1. Familiarizar os/as estudantes com a natureza e as atividades desenvolvidas pelas organizações da Economia Social, com realce para a sua dimensão social, económica e política; 2. Proporcionar conhecimentos acerca das políticas associadas ao funcionamento das organizações sociais em Portugal; 3. Identificar os passos para a constituição de uma entidade de economia social; 4. Compreender o conceito de empreendedorismo social, inovação, crescimento e emprego e seu desenvolvimento; 5. Identificar negócios sociais e as suas principais características e contribuir para a construção de conhecimento geral sobre como desenhar e avaliar negócios sociais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC tem uma forte incidência na dimensão teórico-metodológica e operativa razão pela qual a docente assume a exposição dos conceitos fundamentais do programa, os quais deverão ser acompanhados pelos/as estudantes através da leitura, análise interpretação de textos indicados. Esta metodologia permite o debate e aprofundamento de textos variados relativos a pontos do programa ou outros com interesse temático. Os/as estudantes são desafiados/as a participarem em atividades orientadas, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas, como o role-play, as dinâmicas de grupo, os debates através de brainstorming, a resolução de problemas, o visionamento e análise reflexiva de vídeos e filmes, tornando-os mais ativos e autónomos nas suas aprendizagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ashton, R (2010). How to be a social entrepreneur – Make money and change the world. Capstone Ed. Drucker, F.P (2010). As lições de Peter F. Drucker. O essencial sobre gestão, a sociedade e a economia. Ed Babel. Hardina, D et al. (2007.) An empowering approach to managing social service organizations. Springer. Luz, H (2017). Empoderamento Organizacional e Intervenção Social. In C Albuquerque e A Arcoverde (eds) Serviço Social Contemporâneo-Reflexividade e Estratégia. Pactor. Martin, V & Henderson, E (2004). Gestão de unidades de saúde e de serviços sociais. Monitor. Reis, F.L. (2020). Manual de Gestão das Organizações Sociais. Teoria e Prática. 2ª edição. Ed Sílabo. Ruela, A & Albuquerque, C (2016). Accountability no terceiro sector em Portugal. Imprensa da Un Coimbra.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não