filmeu

Disciplina Seminário Temático II - Políticas e Investigação no Contexto das Organizações Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Seminário Temático II – Políticas e Investigação no Contexto das Organizações Sociais pretende consubstanciar-se num formato de ensino-aprendizagem que alia a teoria com a prática, com o intuito de promover a simbiose entre o conhecimento teórico /científico e a prática profissional nas Organizações da Economia Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte I - O terceiro setor, economia social e solidária 1.1. Regulamentação legal e estatutos 1.2. A economia social e solidária na atualidade: o caso português 1.3. Organizações de solidariedade social: do paradigma assistencialista à intervenção social 1.4. Constituição das entidades da economia social   Parte II - Empreendedorismo Social 2.1. Empreendedorismo social, inovação, crescimento e emprego 2.2. Desenvolvimento de Iniciativas de Empreendedorismo Social 2.3. Conceção e desenvolvimento de iniciativas de Empreendedorismo Social 2.4. Exemplos de boas práticas 2.5. Investigação no contexto das organizações  
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Familiarizar os/as estudantes com a natureza e as atividades desenvolvidas pelas organizações da Economia Social, com realce para a sua dimensão social, económica e política; 2.  Proporcionar conhecimentos acerca das políticas associadas ao funcionamento das organizações sociais em Portugal; 3. Identificar os passos para a constituição de uma entidade de economia social; 4. Compreender o conceito de empreendedorismo social, inovação, crescimento e emprego e seu desenvolvimento; 5. Identificar negócios sociais e as suas principais características e contribuir para a construção de conhecimento geral sobre como desenhar e avaliar negócios sociais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC tem uma forte incidência na dimensão teórico-metodológica e operativa razão pela qual a docente assume a exposição dos conceitos fundamentais do programa, os quais deverão ser acompanhados pelos/as estudantes através da leitura, análise interpretação de textos indicados. Esta metodologia permite o debate e aprofundamento de textos variados relativos a pontos do programa ou outros com interesse temático. Os/as estudantes são desafiados/as a participarem em atividades orientadas, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas, como o role-play, as dinâmicas de grupo, os debates através de brainstorming, a resolução de problemas, o visionamento e análise reflexiva de vídeos e filmes, tornando-os mais ativos e autónomos nas suas aprendizagens.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ashton, R (2010). How to be a social entrepreneur – Make money and change the world. Capstone Ed. Drucker, F.P (2010). As lições de Peter F. Drucker. O essencial sobre gestão, a sociedade e a economia. Ed Babel. Hardina, D et al. (2007.) An empowering approach to managing social service organizations. Springer. Luz, H (2017). Empoderamento Organizacional e Intervenção Social. In C Albuquerque e A Arcoverde (eds) Serviço Social Contemporâneo-Reflexividade e Estratégia. Pactor. Martin, V & Henderson, E (2004). Gestão de unidades de saúde e de serviços sociais. Monitor. Reis, F.L. (2020). Manual de Gestão das Organizações Sociais. Teoria e Prática. 2ª edição. Ed Sílabo. Ruela, A & Albuquerque, C (2016). Accountability no terceiro sector em Portugal. Imprensa da Un Coimbra.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios