Disciplina Seminário Temático III - Serviço Social e Práticas Profissionais nas Organizações Sociais
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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Seminário III– Serviço Social e Práticas Profissionais nas Organizações Sociais integra a especialização das organizações sociais do Mestrado de Serviço Social e Política Social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT464-3-25449
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Intervenção no Contexto das Organizações Sociais 1.1. Modelos e estruturas organizacionais relevantes para as organizações sociais 1.2. Conceptualização e regulamentação legal 2. O Gestor Social nas Organizações Sociais 2.1. Gestão administrativa e gestão técnica 2.2. Modelo de gestão técnica 2.3. Gestão de pessoas e capital humano 2.4. Supervisão e comunicação 2.5. Avaliação e formação de pessoal 2.6. Colaboração e redes de trabalho 2.7. Dimensões da avaliação do desempenho 3. Qualidade dos serviços nas organizações da economia social 3.1. Política e instrumentos de qualidade 3.2. Os clientes e as normas 3.3. Aplicação prática nas respostas sociais 4. Ética e responsabilização organizacional 4.1. Valores e ética na prática da “gestão social” 4.2. Accountability nas organizações sociais 5. Desafios da Intervenção Social
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Objetivos
Objetivos
a) Conhecer os modelos e estruturas organizacionais relevantes para as organizações sociais; b) Identificar e entender o papel do gestor social nas organizações sociais; c) Promover conhecimentos sobre as práticas da gestão de organizações sociais; d) Saber refletir sobre a importância da qualidade dos serviços; e) Conhecer as políticas e instrumentos de análise de qualidade dos serviços desenvolvidos nas organizações sociais; f) Aplicar os sistemas de gestão da qualidade nas respostas sociais; g) Analisar o papel do gestor social na sua dimensão ética e de responsabilidade organizacional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exemplos concretos da prática. Role playing; Promoção da reflexão e debate sobre a intervenção profissional.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferreira, S. (2009). A intervenção estratégica do terceiro sector. Revista Critica de Ciências Sociais, n.º 84, 169-193. Hardina, D., et al. (2007). An empowering approach to managing social service organizations. Springer Luz, H. (2017). Empoderamento Organizacional e Intervenção Social. In C. Albuquerque e A. Arcoverde (eds.), Serviço Social Contemporâneo-Reflexividade e Estratégia (pp. 91-114). Pactor Martin, V., & Henderson, E. (2004). Gestão de unidades de saúde e de serviços sociais. Monitor Reis, F.L. (2020). Manual de Gestão das Organizações Sociais. Teoria e Prática. 2ª edição. Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não