-
Apresentação
Apresentação
Entender os métodos de resolução mais utilizados pelas organizações para lidar com os conflitos Definir e aprofundar os principais conceitos de negociação, motivação e liderança, bem como saber explicar como se articulam entre si Identificar quais os comportamentos de liderança mais adequados às características situacionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT464-3-25460
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Motivação - A importância da motivação individual e grupal - Teorias de motivação - Motivação e produtividade - Comportamento de grupo e de equipa - Comunicação - Tomada de decisão II. Liderança - Natureza da liderança - Liderança e Gestão - Estilos de Liderança - Modelos de liderança.
-
Objetivos
Objetivos
No âmbito da Liderança familiarizar os alunos com as principais abordagens. No âmbito da Motivação relevar as interações do indivíduo em ambientes cada vez mais diversificados e exigentes e potenciar as capacidades individuais para o desempenho eficaz. Na componente da Liderança, realçar a importância do processo de Liderança no sucesso da gestão das pessoas e das organizações, identificar os diversos estilos de liderança e a sua eficácia consoante as situações.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta numa lógica expositiva no que concerne às matérias conceptuais sendo contudo, a componente prática mais desenvolvida bem como, incentivadas as atitudes de investigação e incorporação da experiência pessoal e grupal. O processo de avaliação contínua - Trabalho Prático (100%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Normore, A. ; Javidi, M.; Long, L. (2019). Handbook of Research on Strategic Communication, Leadership, and Conflict Management in Modern Organizations, Editor: IGI GLOBAL Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações Teoria e Prática , 2ªedição Revista e Atualizada, Edições Silabo
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não