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Apresentação
Apresentação
A UC de Estágio em Psicologia da Sexualidade tem por objetivo dotar os estudantes de ferramentas que lhe permitam uma correta aplicação em contexto prático dos conhecimentos adquiridos nas Ucs lecionadas ao longo do primeiro ano de mestrado. Disponibiliza aos estudantes um acompanhamento permanente no decorrer da realização dos seus estágios académicos, desenvolvendo em contexto de sala de aula atividades que vão desde a formulação de casos à proposta e implementação de intervenções, no âmbito da Psicologia da Sexualidade considerando as características das instituições de acolhimento do estagiário, bem como o seu público alvo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-2-814
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: Regulamento do estágio, definição das funções do estagiário, ética e deontologia; Elaboração do projeto de estágio; Treino de competências de comunicação (observação e implementação; psicólogo/cliente; psicólogo/equipa) Apresentação das atividades supervisionadas e casos práticos com integração de fundamentação teórica em Psicologia da Sexualidade, Prática de Aconselhamento, Avaliação e diagnóstico em Psicologia da sexualidade Elaboração de estudos de caso Formulação de propostas intervenção ou de prevenção Avaliação da eficácia das intervenções implementadas Relatórios de estudo de caso Elaboração do relatório de estágio.
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Objetivos
Objetivos
A Unidade curricular tem por objetivo oferecer uma experiência institucional na área da Psicologia da Sexualidade, de modo a efetuar uma prática supervisionada que esteja de acordo com os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares. Pretende igualmente proporcionar aos alunos treino no aconselhamento, trabalho com a comunidade, diagnóstico, avaliação, implementação de programas de tratamento ou prevenção e avaliação dos resultados. Tem ainda por objetivo o ensino da integração em equipas multidisciplinares. A conceptualização, desenvolvimento e concretização de um projeto de estágio numa instituição, supervisionados em seminário, permite ao aluno obter a integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos, podendo, desta forma, apurar competências que conduzirão a uma intervenção eficaz nas organizações onde venha a trabalhar
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O seminário de estágio decorre em aulas de pequeno grupo com supervisão de um professor. Pretende-se que seja um espaço para questionamento sobre a integração na instituição, avaliação e intervenção com os pacientes. A estratégia pedagógica consiste em aulas de exposição teórica e aulas práticas, seminários de discussão de casos, role-playing assim como, a apresentação oral e escrita de relatórios de caso. A assiduidade é obrigatória. A aprovação à UC depende da avaliação do docente orientador e ouvido o orientador institucional e terá em conta a assiduidade e a avaliação final oral do relatório de estágio perante um júri conforme o regulamento de seminário de estágio
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kerry Mckellar and Elizabeth Sillence. 2020. Teenagers, Sexual Health Information and the Digital Age. National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2021. Evaluating the Effectiveness of Washington, Interventions to Prevent and Address Sexual Harassment: Proceedings of a Workshop DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/26279. D. Boonin (2022). The Palgrave Handbook of Sexual Ethics. Deborah L. Tolman, and Lisa M. Diamond. 2014. APA Handbook of Sexuality and Psychology. Z. Peterson (2017). The Wiley Handbook for Sex Therapy
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não