filmeu

Disciplina Supervisão em Treino de Alto Rendimento

  • Apresentação

    Apresentação

    O seminário de Supervisão em Treino e Alto Rendimento é ministrado por um conjunto de profissionais reconhecidos no Alto Rendimento, que apresentam diferentes perspectivas, conteúdos e planos de análise das funções, competências do treinador na supervisão dos processos de treino e competição. As aulas decorrem num registo de seminário interactivo (divididos em 4 módulos), no qual são desenvolvidos conteúdos e apresentadas questões/problemas para diferentes cenários em que se pretende analisar e reflectir sobre a atividade e profissão do treinador desportivo.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento conceptual: expertise, treinadores experts, supervisão em treino de alto rendimento, a investigação científica nos comportamentos dos treinadores; Competências do treinador. Diferentes tipologias de aprendizagens, competências e formação; Visão de futuro, tipologia e atitudes perante o futuro, visão prospetiva do futuro e, fases de uma visão prospetiva; Liderança. Estatuto e função do treinador, autoridade do treinador, estilos de liderança, gestão de conflitos, personalidade, comunicação, estabelecimento de compromissos dentro da equipa; Fundamentos metodológicos para a seleção, elaboração e desenvolvimento de instrumentos para a supervisão do treino em alto rendimento de jogadores e equipas; Indicadores de desempenho, técnicas e tecnologias aplicadas à supervisão em treino de alto rendimento; Exemplos práticos de situações e simulação de cenários desportivos na supervisão do treino de alto rendimento.
  • Objetivos

    Objetivos

    Refletir criticamente sobre a profissão de treinador desportivo nos diferentes papéis e funções; Entender a formação e as competências necessárias do treinador desportivo; Conhecer as principais ferramentas e as novas tendências de mercado para a supervisão do treino em alto rendimento; Desenvolver instrumentos e/ou estratégias metodológicos adequados para aplicação como meio de diagnóstico em situação de treino ou competição para a supervisão do treino em alto rendimento; Definir, planear e adequar estratégias de intervenção nos processos de treino de acordo com os objetivos e informação recolhida; Analisar de forma crítica e fundamentada o desempenho em treino e em competição adequando modelos e estratégias aos estados de desenvolvimento de atletas e equipas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem baseada em problemas: Utilização de cenários reais e simulações de contexto desportivo para fomentar a análise crítica, tomada de decisão e resolução colaborativa de problemas, promovendo o pensamento sistémico nas dinâmicas de treino e competição. Seminários interativos em módulos temáticos: Estrutura modular com sessões que combinam exposição teórica com desafios práticos, valorizando a diversidade de perspectivas trazidas por especialistas convidados, com especial foco em experiências reais do Alto Rendimento.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Buchheit, M., & Simpson, B. M. (2017). Player-tracking technology: half-full or half-empty glass? International Journal of Sports Physiology and Performance, 12(S2), S2-35. Côté, J., Young, B., North, J., & Duffy, P. (2007). Towards a definition of excellence in sport coaching. International Journal of Coaching Science, 1(1), 3–17. Chelladurai, P. (2014). Managing organizations for sport and physical activity: A systems perspective (4th ed.). Routledge. Kelly, V. G., & Coutts, A. J. (2007). Planning and monitoring training loads during the competition phase in team sports. Strength and Conditioning Journal, 29(4), 32–37. Lyle, J. (2002). Sports coaching concepts: A framework for coaches' behaviour. Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios