filmeu

Pós-Graduação Comunicação e Assessoria no Desporto

O presente curso tem por fundamento contribuir para a complementarização do espectro da área da comunicação. Ciência que só no século XX se definiu como tal, o universo da comunicação desenvolveu-se por campos de estudo como as relações públicas, a comun... Ler mais

Partilhar

Email

O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento no período noturno. Ler mais
Formato do cursoPresencial Horas116h Créditos16 ECTS
  • 1ª Edição (2025-26)

    1ª Edição (2025-26)

    Em breve
    Data de início 6 out 2025
    Data de fim 27 fev 2026
    Fecho inscrições 2 out 2025

    Horário

    2 x semana - 18h30 - 22h30
  • Apresentação

    Apresentação

    O presente curso tem por fundamento contribuir para a complementarização do espectro da área da comunicação. Ciência que só no século XX se definiu como tal, o universo da comunicação desenvolveu-se por campos de estudo como as relações públicas, a comunicação social, a propaganda, a publicidade, o marketing e o design gráfico. Longe de ser um segmento de novidade, na verdade já foi há 120 anos que Ivy Lee fundou o primeiro gabinete de public affairs, a assessoria afirma-se hoje como uma área de intervenção comunicacional fundamental. O objectivo desta pós-graduação aponta, assim, à dotação de competências e conhecimentos, partilhados por profissionais de inquestionável nome, que agilizem o saber fazer e representem uma mais-valia para todos quantos nela procurarem um enriquecimento teórico e sobretudo prático.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Os candidatos serão selecionados pela Direção do curso com base na análise do CV e carta de motivação. Poderá ser marcada entrevista. Os candidatos admitidos que não sejam titulares de curso superior, após a conclusão da presente pós-graduação terão um certificado final de Curso de Especialização.
  • Competências

    Competências

    Integrado no Departamento de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, a maior Universidade do país, o curso de Pós-graduação em Comunicação e Assessoria no Desporto beneficia de uma infraestrutura própria, disponível para os estudantes ,relacionada com a criação e produção de conteúdos. A polivalência do corpo docente, que integra académicos com experiência no ensino e investigação, profissionais com experiência na área e agentes desportivos como antigos atletas, permite dotar o curso de um modelo de aprendizagem que valoriza o saber aplicado à prática, tendo como ponto de partida atividades concretas relacionadas com o conhecimento da área. A valorização da vertente prática é ainda complementada através de workshops e das características do modelo de avaliação. O plano curricular, com foco em várias áreas, parte da análise do desporto como fenómeno de especificidades próprias na sociedade, para num 2º momento, enquadrar a comunicação e apresentar situações práticas. A avaliação aos estudantes é feita na fase final do curso através de um projeto real a ser desenvolvido em grupos de 3 a 4 elementos.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • -Formação única e diferenciadora em área altamente especializada
    • - Área em expansão e com forte capacidade de empregabilidade
    • -Abrangência das matérias lecionadas que permitem a aquisição de conhecimento específico de capacitação profissional
    • -Vertente prática do curso
    • -Corpo docente qualificado e com especialista de renome na área
    • -Horário pós-laboral - horário conjugável com a atividade profissional.
  • Programa

    Programa

    • [Anual]
    • Comunicação de Influência 0 ects
    • Comunicação Digital e Produção de Conteúdos 0 ects
    • Comunicação Institucional - Organizações Desportivas 0 ects
    • Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa no Desporto 0 ects
    • Gestão de Comunicação de Crise 0 ects
    • Gestão de Redes Sociais 0 ects
    • Marketing Desportivo 0 ects
    • Media Training 0 ects
    • O Fenómeno Desportivo - Enquadramento ns Contemporaneidade 0 ects
    • Projeto 16 ects
    • Relação com os Media 0 ects
    • Workshop IV - Trabalho de Campo 0 ects
    • Workshop "Por trás da entrevista" 0 ects
    • Workshop 1 0 ects
    • Workshop 2 0 ects
    • Workshop 3 0 ects
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    A assessoria de comunicação e a sua vertente de media relations não perderam espaço de manobra no quadro da evolução da comunicação e do complexo contexto tecnológico que a caracteriza. Com o advento das tecnologias de informação de ponta muitos vaticinaram o fim das relações públicas e a chegada absoluta de uma nova era. Para esses o contacto interpessoal tinha os dias contados e a cibernética haveria de se encarregar de tomar conta do amplo e mutável mundo da comunicação. Mas a necessidade de continuar e, quiçá, aprofundar os códigos da humanização da comunicação - até, exactamente, por conta das excentricidades tecnológicas - levaram rapidamente à conclusão de que continuaria a ser essencial manter o diálogo e a interacção entre pessoas como eixo incontornável da relação comunicacional. E o mercado de trabalho deu-se conta disso. Por isso a assessoria de comunicação, seja na política como na economia, na saúde como na cultura, nas finanças como na ciência e, provavelmente, sobretudo no desporto, aperfeiçoou ritmos, contornos e dinâmicas para dar resposta ao mais importante: os desafios dos mercados. Hoje, mais do que nunca, é impossível definir e concretizar estratégias de comunicação sem a vertente da assessoria e das conexões, completamente singulares e únicas, erigidas e asseguradas pela sua capacidade operativa e de influência. Na relação com os órgãos de comunicação social, no diálogo com as PME e grandes companhias, ao lado das corporações de carácter público e institucional, como parceira de ONG, aliado dos clubes e organizações de carácter desportivo, a assessoria é um complemento decisivo na prevenção e na promoção de marcas, símbolos, causas e projectos.

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Graduação - Não titulares de grau académico ? 450€
      Graduação - Não titulares de grau académico ? 65€
      Graduação - Titulares de grau académico ? 450€
      Graduação - Titulares de grau académico ? 65€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 47€
      Reingresso 65€
      Matrícula/Inscrição/Renovação da Inscrição 195€
    • Propinas
      Propina Mensal 300€
      Número de prestações mensais 6
      Propina Total 1526€

Secretariado

Jorge Ventura

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios