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Disciplina Seminário II/ Seminário Análise, Gestão e Avaliação de Projetos de Investimento e de Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) tem dois objetivos principais. O primeiro assenta no estudo das políticas públicas europeias e dos apoios à sua aplicação, frequentemente suportada por programas e projetos de investimento. Será igualmente dada atenção às instituições financeiras internacionais e europeias, bem como aos instrumentos jurídicos que as regulamentam e implementam. O segundo objetivo incide na identificação de oportunidades de negócio e de apoios financeiros nacionais, europeus e internacionais, bem como no conhecimento das técnicas utilizadas na conceção, análise, financiamento e gestão de projetos de inovação e investimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE I Introdução 1. Fontes de informação nacionais, europeias e internacionais 2. Políticas da União Europeia 3. Financiamentos da União Europeia 4. Financiamento Internacional 5. Diplomacia Económica PARTE II Avaliação e gestão de projetos 6. Projetos 7. Metodologia de projetos 8. Avaliação económica e finaceira de projetos 9. Análise de casos práticos
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes deverão compreender o papel das políticas públicas e das instituições financeiras internacionais no funcionamento normal das sociedades complexas. É igualmente esperado que compreendam a importância e a utilidade da análise, avaliação e metodologias aplicadas aos projetos de inovação e investimento. A capacidade de identificar oportunidades de financiamento e/ou de negócio e de responder a convites para a apresentação de propostas ou a concursos públicos é uma competência que poderá revelar-se muito útil na vida profissional.   
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia ativa utilizada neste seminário, uma das metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, aposta no envolvimento ativo dos alunos. O acesso à informação, sempre disponível, os conteúdos curriculares, a investigação académica, os artigos, o blogue de acompanhamento curricular sempre atualizado, as teses defendidas sobre os temas em análise que se encontram disponíveis online, os trabalhos de investigação similares, tudo isso transforma o professor num mediador, num tutor que procura transformar toda essa informação em conhecimento. Para que esta metodologia possa funcionar, os objetivos de aprendizagem e o modelo de avaliação estão definidos desde o início e são do conhecimento dos alunos, permitindo a sua preparação prévia. Em todas as aulas, existe um período em que os alunos são estimulados a participar em debates, expondo as suas opiniões e aumentando, consequentemente, o seu espírito crítico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    EUROPEAN COMMISSION [2024]. Funding & Tenders Portal, https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/home EUROPEAN COMMISSION (2023). PM² Project management methodology – Guide 3.1. Luxembourg : Publications Office of the European Union. [Em linha]. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2799/970188 GPEARI, Ministério das Finanças [2024]. Instituições Financeiras Internacionais, https://www.gpeari.gov.pt/web/pt/instituicoes-financeiras-internacionais MIGUEL, António (2024). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa : FCA - Editora de Informática, Lda. NIETO-RODRIGUEZ, Antonio (2021). Harvard Business Review Project Management Handbook : How To Launch, Lead, And Sponsor Successful Projects. Boston : Harvard Business Review Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
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