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Disciplina Gestão das Operações

  • Apresentação

    Apresentação

    Dotar os alunos com competências para a gestão de operações nos domínios da proteção e socorro e da proteção civil, face a diferentes situações de emergência, nomeadamente através da implementação de um sistema de organização operacional adequado ao tipo de ocorrência e sua complexidade. Para tal, o aluno desenvolve as seguintes competências específicas:

    1. Capacidade para instalar um Posto de Comando Operacional;
    2. Capacidade para realizar o planeamento estratégico de uma operação;
    3. Capacidade para aplicar processos e ferramentas de apoio à tomada de decisão;
    4. Capacidade para comunicar eficazmente com as forças e entidades presentes;
    5. Capacidade para implementar uma estrutura de comando e controlo da operação;
    6. Capacidade para monitorizar e avaliar a eficácia e eficiência da operação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS);

    CP2: Sistema de Gestão de Operações (SGO);

    CP3: Processo de Decisão Operacional;

    CP4: Gestão da informação operacional;

    CP5: Planeamento estratégico das operações;

    CP6: Comando e Controlo;

    CP7: Casos práticos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:

    OA1: Identificar as estruturas de coordenação, direção e comando que integram o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS);

    OA2: Descrever o Sistema de Gestão de Operações (SGO);

    OA3: Reconhecer e aplicar os procedimentos relativos ao processo de decisão operacional;

    OA4: Desenvolver um processo de gestão da informação capaz de apoiar a tomada de decisão;

    OA5: Elaborar um plano estratégico de ação adequado ao tipo de operação;

    OA6: Desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz com as forças e entidades intervenientes na operação;

    OA7: Aplicar as ferramentas de coordenação, comando e controlo de acordo com a fase do SGO;

    OA8: Identificar os aspetos críticos na monitorização da evolução da operação;

    OA9: Aplicar os procedimentos corretos para a transferência do comando da operação

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à gestão de operações. Nas partes práticas os alunos são incentivados a porem em prática os conceitos, princípios e teorias aprendidos através de apresentações de trabalhos. São ainda orientados trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos em contexto de sala.

    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da Universidade e com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%) e um Trabalho Individual [escrita (40%) e apresentação oral (30%)].

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Decreto-lei n.º 90-A/2022, de 30 de dezembro (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro).

    Despacho n.º 3317-A/2018, de 3 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Revisão do Sistema de Gestão de Operações).

    Despacho n.º 3551/2015, de 9 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Sistema de Gestão de Operações).

    Gomes, A. (2002). Manual de comando operacional. Sintra: Escola Nacional de Bombeiros.

    Prosser, T., & Taylor, M. (2019). Fire and rescue incident command: A practical guide to incident ground management. West Sussex: Pavilion Publishing and Media Ltd.

    TSO (2008). Fire service operations: Incident command (3rd ed.). Great Britain: Department for Communities and Local Government.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Elísio Oliveira

    A coordenar individualmente com os alunos

    Sala virtual

     

     

     

     

     

     

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