-
Apresentação
Apresentação
Dotar os alunos com competências para a gestão de operações nos domínios da proteção e socorro e da proteção civil, face a diferentes situações de emergência, nomeadamente através da implementação de um sistema de organização operacional adequado ao tipo de ocorrência e sua complexidade. Para tal, o aluno desenvolve as seguintes competências específicas:
- Capacidade para instalar um Posto de Comando Operacional;
- Capacidade para realizar o planeamento estratégico de uma operação;
- Capacidade para aplicar processos e ferramentas de apoio à tomada de decisão;
- Capacidade para comunicar eficazmente com as forças e entidades presentes;
- Capacidade para implementar uma estrutura de comando e controlo da operação;
- Capacidade para monitorizar e avaliar a eficácia e eficiência da operação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6064-12312
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS);
CP2: Sistema de Gestão de Operações (SGO);
CP3: Processo de Decisão Operacional;
CP4: Gestão da informação operacional;
CP5: Planeamento estratégico das operações;
CP6: Comando e Controlo;
CP7: Casos práticos.
-
Objetivos
Objetivos
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1: Identificar as estruturas de coordenação, direção e comando que integram o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS);
OA2: Descrever o Sistema de Gestão de Operações (SGO);
OA3: Reconhecer e aplicar os procedimentos relativos ao processo de decisão operacional;
OA4: Desenvolver um processo de gestão da informação capaz de apoiar a tomada de decisão;
OA5: Elaborar um plano estratégico de ação adequado ao tipo de operação;
OA6: Desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz com as forças e entidades intervenientes na operação;
OA7: Aplicar as ferramentas de coordenação, comando e controlo de acordo com a fase do SGO;
OA8: Identificar os aspetos críticos na monitorização da evolução da operação;
OA9: Aplicar os procedimentos corretos para a transferência do comando da operação
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à gestão de operações. Nas partes práticas os alunos são incentivados a porem em prática os conceitos, princípios e teorias aprendidos através de apresentações de trabalhos. São ainda orientados trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos em contexto de sala.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da Universidade e com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%) e um Trabalho Individual [escrita (40%) e apresentação oral (30%)].
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Decreto-lei n.º 90-A/2022, de 30 de dezembro (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro).
Despacho n.º 3317-A/2018, de 3 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Revisão do Sistema de Gestão de Operações).
Despacho n.º 3551/2015, de 9 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Sistema de Gestão de Operações).
Gomes, A. (2002). Manual de comando operacional. Sintra: Escola Nacional de Bombeiros.
Prosser, T., & Taylor, M. (2019). Fire and rescue incident command: A practical guide to incident ground management. West Sussex: Pavilion Publishing and Media Ltd.
TSO (2008). Fire service operations: Incident command (3rd ed.). Great Britain: Department for Communities and Local Government.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Elísio Oliveira
A coordenar individualmente com os alunos
Sala virtual
-
Mobilidade
Mobilidade
Não