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Apresentação
Apresentação
Com esta Unidade Curricular pretende-se potenciar os alunos com capacidade para planear e gerir potenciais situações de crise e emergência, liderando equipas de Gestão de Crises e Emergências, concorrendo objetivamente para o desiderato dos objetivos referidos bem como para o melhor enquadramento numa matéria tão permanentemente presente.
- Capacidade para utilizar os modelos e técnicas mais adequadas, em cada momento, para a gestão de crises no âmbito da proteção e socorro;
- Capacidade para implementar processos de prevenção de crises;
- Capacidade para construir e liderar uma equipa de gestão de crises ao nível estratégico;
- Capacidade para desenvolver e implementar um plano de comunicação de gestão de crises;
- Capacidade para implementar normas nacionais e internacionais no âmbito da gestão de crises.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6064-21882
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 – Riscos e vulnerabilidades
CP2 – Gestão do Risco
CP3 – Gestão da Emergência
CP4 – Gestão de Crises
CP5 – Gestão dos Desastres
CP6 – Planeamento da emergência
CP7 – Gestor da Emergência
CP8 – Comunicação de Crise
CP9 – Doutrina e Sistemas Internacionais
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Objetivos
Objetivos
OA1 – Conhecer os critérios para o planeamento da emergência;
OA2 – definir e classificar os conceitos da gestão de crises, de emergências, desastres e catástrofes;
OA3 – Conhecer os critérios para a gestão de emergências;
OA4 – Saber a cada momento quem é o gestor da emergência;
OA5 – Entender e saber como aplicar as medidas de controlo de crises. Saber comandar e coordenar equipas multidisciplinares e multi-agentes.
OA6 – Conhecer os Sistemas Internacionais de Proteção Civil;
OA7 – Conhecer os diferentes Players na Gestão Internacional de Crises;
OA8 – Cooperação Bilateral da Cooperação Multilateral
OA9 – Compreender a importância da comunicação em cenários de crise;
OA10 – Desenvolver planos de doutrina, planos e manuais para situações de crise no âmbito da proteção e socorro.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas.
Componente teórica: Apresentação dos conceitos e princípios da Gestão de Crises e Emergências; apresentação de exemplos; desenvolvimento de raciocínio lógico e espírito crítico.
Componente Prática: apresentação de casos práticos; Acompanhamento de grupos de alunos na recolha de informação relevante, na análise de dados e na execução de trabalhos.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%); um Trabalho Final de Grupo (escrito e apresentado em aula ou congresso) (70%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Regester, Michael; Larkin, Judy: Risk Issues and crisis management. London: The Institute of Public Relation. 1997;
Ringland, Gill: Scenario Planning. Managing for the future. Chichester: John Wiley &Son. 1998;
Freeman, P., Martin, L., Mechler, R. y Warner, K. Catastrophes and Development: Integrating Natural Catastrophes into. 2002
Rolfe, john; Saunders, Danny, Powell, Tony (eds.): Simulation and Games for Emergency and Crisis Management. London: Kongan page. 1998;
Rosenthal, Uriel; Pijnenburg, Bert (eds.): Crisis Management and Decision Making. Norway: Kluwer Academic Publisher. 1991.
Legislação no âmbito da Proteção e Socorro.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
José Moura
A coordenar com cada aluno
Sala virtual
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Mobilidade
Mobilidade
Não