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Disciplina Comando e Direção na Proteção Civil

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta Unidade Curricular pretende-se potenciar os alunos com capacidade para planear e gerir potenciais situações de crise e emergência, liderando equipas de Gestão de Crises e Emergências, concorrendo objetivamente para o desiderato dos objetivos referidos bem como para o melhor enquadramento numa matéria tão permanentemente presente.

    1. Capacidade para utilizar os modelos e técnicas mais adequadas, em cada momento, para a gestão de crises no âmbito da proteção e socorro;
    2. Capacidade para implementar processos de prevenção de crises;
    3. Capacidade para construir e liderar uma equipa de gestão de crises ao nível estratégico;
    4. Capacidade para desenvolver e implementar um plano de comunicação de gestão de crises;
    5. Capacidade para implementar normas nacionais e internacionais no âmbito da gestão de crises.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 – Riscos e vulnerabilidades

    CP2 – Gestão do Risco

    CP3 – Gestão da Emergência

    CP4 – Gestão de Crises

    CP5 – Gestão dos Desastres

    CP6 – Planeamento da emergência

    CP7 – Gestor da Emergência

    CP8 – Comunicação de Crise

    CP9 – Doutrina e Sistemas Internacionais

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 – Conhecer os critérios para o planeamento da emergência;

    OA2 – definir e classificar os conceitos da gestão de crises, de emergências, desastres e catástrofes;

    OA3 – Conhecer os critérios para a gestão de emergências;

    OA4 – Saber a cada momento quem é o gestor da emergência;

    OA5 – Entender e saber como aplicar as medidas de controlo de crises. Saber comandar e coordenar equipas multidisciplinares e multi-agentes.

    OA6 – Conhecer os Sistemas Internacionais de Proteção Civil;

    OA7 – Conhecer os diferentes Players na Gestão Internacional de Crises;

    OA8 – Cooperação Bilateral da Cooperação Multilateral

    OA9 – Compreender a importância da comunicação em cenários de crise;

    OA10 – Desenvolver planos de doutrina, planos e manuais para situações de crise no âmbito da proteção e socorro.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas.

    Componente teórica: Apresentação dos conceitos e princípios da Gestão de Crises e Emergências; apresentação de exemplos; desenvolvimento de raciocínio lógico e espírito crítico.

    Componente Prática: apresentação de casos práticos; Acompanhamento de grupos de alunos na recolha de informação relevante, na análise de dados e na execução de trabalhos.

    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%); um Trabalho Final de Grupo (escrito e apresentado em aula ou congresso) (70%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Regester, Michael; Larkin, Judy: Risk Issues and crisis management. London: The Institute of Public Relation. 1997;

    Ringland, Gill: Scenario Planning. Managing for the future. Chichester: John Wiley &Son. 1998;

    Freeman, P., Martin, L., Mechler, R. y Warner, K. Catastrophes and Development: Integrating Natural Catastrophes into. 2002

    Rolfe, john; Saunders, Danny, Powell, Tony (eds.): Simulation and Games for Emergency and Crisis Management. London: Kongan page. 1998;

    Rosenthal, Uriel; Pijnenburg, Bert (eds.): Crisis Management and Decision Making. Norway: Kluwer Academic Publisher. 1991.

    Legislação no âmbito da Proteção e Socorro.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    José Moura

    A coordenar com cada aluno

    Sala virtual

     

     

     

     

     

     

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