-
Apresentação
Apresentação
Desenvolve-se nos alunos uma consciencialização sobre os conceitos e objetivos do exercício das funções de comandante e líder, de uma forma geral nas organizações, e em particular no setor da Proteção Civil. As competências associadas ao exercício do comando e liderança são desenvolvidas através de provas de situação para observar e identificar as atitudes e comportamentos do líder emergente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6064-21883
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos (CP)
CP1: Gestão, liderança e comandamento;
CP2: Moral, ética e deontologia do comandamento;
CP3: Ciclos do comandante e líder para desempenhos superiores;
CP4: Estilos de liderança e comunicação;
CP5: Estilos de tomada de decisão;
CP6: Motivação em ambientes de stress;
CP7: Mentoria, coaching e aconselhamento.
-
Objetivos
Objetivos
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1: Enunciar os conceitos de gestão, liderança e comandamento procurando definir o campo de atuação da liderança como arte e ciência;
OA2: Identificar e desempenhar os papéis de gestor, comandante e líder nas situações mais adequadas;
OA3: Identificar a influência da moral e da ética nos códigos deontológicos no contexto do trabalho, em particular nos profissionais da Proteção Civil;
AO4: Desenvolver a estilos de liderança e tomada de decisão, individualmente e em grupo, através do estudo e debate de casos em contexto da Proteção Civil;
OA5: Desenvolver os estilos de comunicação para influenciar os membros da equipa;
OA6: Identificar os fatores motivacionais e desenvolver a capacidade nos Comandantes para inspirar e motivar os subordinados;
AO7: Construir e testar abordagens pedagógicas para o Comandante usar técnicas de mentoring, coaching e aconselhamento junto dos subordinados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais sobre comando e liderança. Nas partes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações no contexto da Proteção Civil, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos. Ainda, nas práticas práticas, os alunos são colocados perante estudos de caso em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à Proteção Civil.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%); um Trabalho Final Grupo [escrito (50%) e apresentado em aula (20%)].
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alves, J. L. (1997). Ética Militar – Aspectos de uma Teoria e da sua Realização. Edição do Autor.
Bass, B., & Bass, R. (2008). The bass handbook of leadership: Theory, research, and managerial applications. New York: Free Press.
Correia Jesuíno, J. (2005). Processos da liderança (4.ª ed.). Lisboa: Livros horizonte.
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2003). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH.
Donnelly, J. H., Gibson, J. L., & Ivancevich, J. M. (2000). Administração: princípios de gestão empresarial. Lisboa: McGraw-Hill.
Gibson, J. L., Ivancevich, J. M., Donnelly, J. H., & Konopaske, R. (2006). Organizações: Comportamentos, estruturas e processos. São Paulo: McGrow-Hill.
Rouco, C. (2013). Modelo de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar. Lisboa: Academia Militar Editora.
Vieira, B. (2002). Liderança militar. Lisboa: Edições Atena.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carlos Rouco
A coordenar com cada aluno
C 1. 38 ou virtual
-
Mobilidade
Mobilidade
Não