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Apresentação
Apresentação
Mesmo sem falar, já se está a comunicar! E, por vezes, mais alto do que se pensa. Porque o corpo comunica e revela o estado emocional, a atitude, e até o poder de influência que se possui.
O que revela uma postura? Que gestos ajudam a chegar à audiência? Como estruturar um discurso para ser mais eficaz na comunicação?
Em sessões teóricas e práticas os alunos vão desenvolver as seguintes competências:
- Capacidade para reconhecer o perfil comportamental e as respectivas particularidades na comunicação;
- Capacidade para gerir a primeira impressão de acordo com os objetivos previamente definidos;
- Capacidade para preparar e executar uma apresentação de acordo com o contexto e o objetivo;
- Capacidade para pensar na comunicação de forma estratégica;
- Capacidade para comunicar com clareza e eficácia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6064-21884
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Comunicação estratégica: o quê, para quê e como;
CP2: As regras de comunicação verbal e não verbal eficazes;
CP3: Como chegar à sua audiência: gestos que ajudam vs. gestos que prejudicam;
CP4: A voz como ferramenta de influência;
CP5: Gestão do espaço físico numa reunião e/ou apresentação;¿
CP6: Comunicação com os média em contexto de entrevistas.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Ganhar consciência do próprio perfil comportamental e comunicacional;
OA2: Estruturar um discurso de acordo com as regras de comunicação eficaz;
OA3: Ajustar o comportamento e a comunicação de acordo com o contexto e o objetivo;
OA4: Alinhar o discurso verbal com a linguagem não verbal;
OA5: Ganhar confiança e transmitir credibilidade em diferentes cenários de comunicação (apresentações, entrevistas, reuniões, etc.).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e aulas práticas.
Nas componentes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais a uma comunicação eficaz.
Nas componentes práticas os alunos são incentivados a porem em prática os conceitos, princípios e teorias aprendidos através de apresentações, entrevistas e reuniões.
São ainda orientados trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos em contexto de sala.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da Universidade e com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%); uma Trabalho Final Individual (70%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fernandes, G., Rouco, C., Golovanova, I. (2015). Cavalry Officers’ Nonverbal Communication and its Relation to Perceived Leadership and Superior Performance, Proceedings of the 11th European Conference on Management Leadership and Governance, Military Academy, pp. 104-112.
Gallo, C. (2014) Talk Like TED: The 9 Public-Speaking Secrets of the World's Top Minds. New York: St. Martin's Press.
Goman, C.K. (2011) The Silent Language of Leaders: How Body Language Can Help-or Hurt-How You Lead. San Francisco: John Wiley & Sons
Hall., K. (2019) Stories that Stick. NY: HarperCollins Publishers
Stel., M, et al. (2012) Lowering the pitch of your voice makes you feel more powerful and think more abstractly Voice pitch and Labor Market Success. Social Psychological and Personality Science, 3(4), pp. 497-502.
Volmer, J. (2012). Catching Leaders’ Mood: Contagion Effects in Teams. Administrative Sciences, 2, pp. 203-220
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Irina Golovanova
A coordenar
Sala virtual
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Mobilidade
Mobilidade
Não