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Apresentação
Apresentação
O objetivo da UC é capacitar os alunos com os conhecimentos indispensáveis para compreenderem os conceitos de gestão do conhecimento e lições aprendidas, entendendo a sua importância, e ficarem aptos a implementarem os modelos nas organizações, em especial na Proteção Civil. Deste modo, desenvolve as seguintes competências específicas:
1. Capacitar para compreender os conceitos gestão do conhecimento e lições aprendidas, e o processo de criação e transferência de conhecimento;
2. Capacitar para compreender a importância da gestão do conhecimento e lições aprendidas como recursos críticos e estratégicos para os decisores das organizações no apoio à tomada de decisão;
3. Capacitar para operacionalizar modelos (estruturas, processos e ferramentas) de gestão do conhecimento e lições aprendidas, tanto para a atividade operacional, como para a rotina diária.
4. Capacitar para desenvolver e implementar modelos de gestão de conhecimento e lições aprendidas no contexto da Proteção Civil.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6064-21885
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Conceito de conhecimento e criação de conhecimento;
CP2: As teorias da ação e aprendizagem organizacional;
CP3: A teoria da organização criadora de conhecimento e o processo de criação de conhecimento;
CP4: O processo de transferência de conhecimento;
CP5: Modelo conceptual de transferência de conhecimento;
CP6: Ferramentas agregadoras de informação: Business Intelligence e dashboards;
CP7: Conceito de “Lição Aprendida” como uma capacidade, o seu processo e estrutura;
CP8: Gestão e processamento de observações e lições identificadas – técnicas de análise;
CP9: Ferramentas para apoiar a transformação de uma lição identificada numa lição aprendida;
CP10: Disseminar lições aprendidas e partilhar informação;
CP11: A participação da Liderança no processo de lições aprendidas;
CP12: Elaboração de modelos de gestão do conhecimento e lições aprendidas no contexto da proteção civil,
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Objetivos
Objetivos
OA1: Clarificar o conceito de conhecimento, de criação de conhecimento e de lições aprendidas;
OA2: Conhecer as principais teorias e modelos relacionadas com o processo de criação e transferência de conhecimento;
OA3: Conhecer as ferramentas de representação de gestão do conhecimento e de partilha de informação;
OA4: Compreender as técnicas de gestão, processamento e análise para apoiar a transformação de uma lição identificada numa lição aprendida;
OA5: Compreender o papel da Liderança no processo de lições aprendidas;
OA6: Desenvolver modelos de gestão do conhecimento e lições aprendidas no contexto da Proteção Civil.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-prática, utilizando os seguintes métodos de ensino:
- Nas componentes teóricas são apresentados os quadros teóricos de referência;
- Nas componentes práticas irá ter lugar a discussão dirigida, estudos de caso, resolução de problemas e exercícios práticos, e análise de artigos científicos, com a finalidade de consolidar os conhecimentos doutrinários e conhecer a realidade das organizações.
Avaliação final: Recensão crítica e apresentação individual de um artigo científico (20%) e avaliação de um Trabalho de Pesquisa Individual/Grupo sob a forma artigo científico (80%) (parte escrita: 70%; apresentação e debate: 30%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Martins, J. (2010). Gestão do Conhecimento – Criação e transferência de conhecimento (1a Ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Akhavan, P., & Philsophian, M. (2018). How to increase Knowledge Management maturity level? An empirical study in a non-profit organization. Journal of Knowledge Management, 16(3), 44–53.
Dyson, T. (2019). The military as a learning organisation: Establishing the fundamentals of best-practice in lessons-learned. Defence Studies, 19(2), 107–129.
Lukosevicius, A. (2018). Best practices in project management office deployment in the public sector: The case of Rio de Janeiro Municipality. Iberoamerican Journal of Project Management, 9(2), 1–25.
Pérez-Salazar, M., et.al. (2019). Processes and measurement of knowledge management in supply chains: An integrative systematic literature review. International Journal of Production Research, 57(7), 2136–2159.
Exército Português (2012). Publicação Doutrinária do Exército PDE 0-32-00 Lições Aprendidas.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Bruno Brito
A coordenar
Sala virtual
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Mobilidade
Mobilidade
Não