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Disciplina Gestão do Conhecimento, Melhores Práticas e Lições Aprendidas

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo da UC é capacitar os alunos com os conhecimentos indispensáveis para compreenderem os conceitos de gestão do conhecimento e lições aprendidas, entendendo a sua importância, e ficarem aptos a implementarem os modelos nas organizações, em especial na Proteção Civil. Deste modo, desenvolve as seguintes competências específicas:

    1. Capacitar para compreender os conceitos gestão do conhecimento e lições aprendidas, e o processo de criação e transferência de conhecimento;

    2. Capacitar para compreender a importância da gestão do conhecimento e lições aprendidas como recursos críticos e estratégicos para os decisores das organizações no apoio à tomada de decisão;

    3. Capacitar para operacionalizar modelos (estruturas, processos e ferramentas) de gestão do conhecimento e lições aprendidas, tanto para a atividade operacional, como para a rotina diária.

    4. Capacitar para desenvolver e implementar modelos de gestão de conhecimento e lições aprendidas no contexto da Proteção Civil.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Conceito de conhecimento e criação de conhecimento;

    CP2: As teorias da ação e aprendizagem organizacional;

    CP3: A teoria da organização criadora de conhecimento e o processo de criação de conhecimento;

    CP4: O processo de transferência de conhecimento;

    CP5: Modelo conceptual de transferência de conhecimento;

    CP6: Ferramentas agregadoras de informação: Business Intelligence e dashboards;

    CP7: Conceito de “Lição Aprendida” como uma capacidade, o seu processo e estrutura;

    CP8: Gestão e processamento de observações e lições identificadas – técnicas de análise;

    CP9: Ferramentas para apoiar a transformação de uma lição identificada numa lição aprendida;

    CP10: Disseminar lições aprendidas e partilhar informação;

    CP11: A participação da Liderança no processo de lições aprendidas;

    CP12: Elaboração de modelos de gestão do conhecimento e lições aprendidas no contexto da proteção civil,

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Clarificar o conceito de conhecimento, de criação de conhecimento e de lições aprendidas;

    OA2: Conhecer as principais teorias e modelos relacionadas com o processo de criação e transferência de conhecimento;

    OA3: Conhecer as ferramentas de representação de gestão do conhecimento e de partilha de informação;

    OA4: Compreender as técnicas de gestão, processamento e análise para apoiar a transformação de uma lição identificada numa lição aprendida;

    OA5: Compreender o papel da Liderança no processo de lições aprendidas;

    OA6: Desenvolver modelos de gestão do conhecimento e lições aprendidas no contexto da Proteção Civil.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-prática, utilizando os seguintes métodos de ensino:

    - Nas componentes teóricas são apresentados os quadros teóricos de referência;

    - Nas componentes práticas irá ter lugar a discussão dirigida, estudos de caso, resolução de problemas e exercícios práticos, e análise de artigos científicos, com a finalidade de consolidar os conhecimentos doutrinários e conhecer a realidade das organizações.

    Avaliação final: Recensão crítica e apresentação individual de um artigo científico (20%) e avaliação de um Trabalho de Pesquisa Individual/Grupo sob a forma artigo científico (80%) (parte escrita: 70%; apresentação e debate: 30%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Martins, J. (2010). Gestão do Conhecimento – Criação e transferência de conhecimento (1a Ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

    Akhavan, P., & Philsophian, M. (2018). How to increase Knowledge Management maturity level? An empirical study in a non-profit organization. Journal of Knowledge Management, 16(3), 44–53.

    Dyson, T. (2019). The military as a learning organisation: Establishing the fundamentals of best-practice in lessons-learned. Defence Studies, 19(2), 107–129.

    Lukosevicius, A. (2018). Best practices in project management office deployment in the public sector: The case of Rio de Janeiro Municipality. Iberoamerican Journal of Project Management, 9(2), 1–25.

    Pérez-Salazar, M., et.al. (2019). Processes and measurement of knowledge management in supply chains: An integrative systematic literature review. International Journal of Production Research, 57(7), 2136–2159.

    Exército Português (2012). Publicação Doutrinária do Exército PDE 0-32-00 Lições Aprendidas.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Bruno Brito

    A coordenar

    Sala virtual

     

     

     

     

     

     

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