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Disciplina Gestão de Crises Organizacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolve-se nos alunos uma consciencialização sobre os conceitos e objetivos da gestão de crises, de uma forma geral nas organizações, e em particular no setor da proteção civil.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Conceito de crise organizacional;

    CP2: Gestão de crise organizacional: Etapas da gestão de crises;

    CP3: Equipa de gestão de crise;

    CP4: Gestão da informação e tomada de decisão em contexto de crise organizacional;

    CP5: Comunicação de crise;

    CP6: Doutrina, planos e manuais de crise nas organizações.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Definir e classificar o conceito de crise, as suas tipologias, os graus de intensidade e as fontes;

    OA2: Conhecer os princípios gerais da gestão da crise e suas etapas;

    OA3: Compreender os modelos de gestão de crise e sua adequação e aplicabilidade nos diferentes cenários;

    OA4: Criar e capacitar uma equipa de gestão de crise organizacional;

    OA5: Desenvolver um processo de gestão da informação e tomada de decisão capaz de responder em tempo a cada cenário de crise;

    OA6: Compreender a importância da comunicação em cenários de crise;

    OA7: Desenvolver e gerir uma estratégia de comunicação efetiva e eficaz para o ambiente interno e externo;

    OA8: Promover as competências essências e criticas nas múltiplas equipas;

    OA9: Desenvolver planos de doutrina, planos e manuais para situações de crise no contexto da proteção civil.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à gestão de crises. Nas partes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos. Ainda, nas partes práticas, os alunos são colocados perante estudos de caso em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à gestão de crises.

    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%); um Trabalho Final Grupo [escrito (40%) e apresentado em aula (30%)].

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BartonL. (2007). Crisis leadership now: A real-world guide to preparing for threats, adisastersabotage, and scandalNew YorkMcGraw-Hill.

    Bernstein, J. (2011). Manager´s guide to crisis management. McGraw-Hill.

    Dezenhall, E., & Weber, J. (20011). Damage control (Revised & Updated): The essential lessons of crisis management. USA: Portfolio.

    Harvard Business Essentials (2004). Crisis management: Master the skills to prevent disaster. Boston: Havard Business Press.

    Hopkin, P. (2014). Fundamentals management: Understanding, evaluating and implementing effective risk management (5th Ed.). New York: Kogan Page.

    Smith, D., & Elliot, D. (2006). Crisis management. Londres: Routledge.

    Vanvactor, J. (2015). Crisis management: A leadership perspective. Virginia: Nova Science Publishers.

    Well, A., & Rodrigues, C. (2003). Commercial aviation safety (4th Ed.). New York: McGraw.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Carlos Rouco

    A coordenar com os alunos

    C 1.38

     

     

     

     

     

     

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