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Apresentação
Apresentação
Desenvolve-se nos alunos uma consciencialização sobre os conceitos e objetivos da gestão de crises, de uma forma geral nas organizações, e em particular no setor da proteção civil.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6064-21888
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Conceito de crise organizacional;
CP2: Gestão de crise organizacional: Etapas da gestão de crises;
CP3: Equipa de gestão de crise;
CP4: Gestão da informação e tomada de decisão em contexto de crise organizacional;
CP5: Comunicação de crise;
CP6: Doutrina, planos e manuais de crise nas organizações.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Definir e classificar o conceito de crise, as suas tipologias, os graus de intensidade e as fontes;
OA2: Conhecer os princípios gerais da gestão da crise e suas etapas;
OA3: Compreender os modelos de gestão de crise e sua adequação e aplicabilidade nos diferentes cenários;
OA4: Criar e capacitar uma equipa de gestão de crise organizacional;
OA5: Desenvolver um processo de gestão da informação e tomada de decisão capaz de responder em tempo a cada cenário de crise;
OA6: Compreender a importância da comunicação em cenários de crise;
OA7: Desenvolver e gerir uma estratégia de comunicação efetiva e eficaz para o ambiente interno e externo;
OA8: Promover as competências essências e criticas nas múltiplas equipas;
OA9: Desenvolver planos de doutrina, planos e manuais para situações de crise no contexto da proteção civil.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à gestão de crises. Nas partes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos. Ainda, nas partes práticas, os alunos são colocados perante estudos de caso em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à gestão de crises.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%); um Trabalho Final Grupo [escrito (40%) e apresentado em aula (30%)].
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barton, L. (2007). Crisis leadership now: A real-world guide to preparing for threats, adisaster, sabotage, and scandal. New York: McGraw-Hill.
Bernstein, J. (2011). Manager´s guide to crisis management. McGraw-Hill.
Dezenhall, E., & Weber, J. (20011). Damage control (Revised & Updated): The essential lessons of crisis management. USA: Portfolio.
Harvard Business Essentials (2004). Crisis management: Master the skills to prevent disaster. Boston: Havard Business Press.
Hopkin, P. (2014). Fundamentals management: Understanding, evaluating and implementing effective risk management (5th Ed.). New York: Kogan Page.
Smith, D., & Elliot, D. (2006). Crisis management. Londres: Routledge.
Vanvactor, J. (2015). Crisis management: A leadership perspective. Virginia: Nova Science Publishers.
Well, A., & Rodrigues, C. (2003). Commercial aviation safety (4th Ed.). New York: McGraw.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carlos Rouco
A coordenar com os alunos
C 1.38
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Mobilidade
Mobilidade
Não