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Apresentação
Apresentação
Abordam-se temas relacionados com as limitações humanas e de que modo isso constitui uma limitação para determinada tarefa. Aborda-se também de que modo o meio extremo provoca patologia no ser humano.
Desenvolve-se nos alunos uma consciencialização sobre os conceitos e objetivos das limitações humanas de uma forma geral nas organizações, e em particular no setor da proteção civil
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6064-21891
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos (CP):
CP1: Modelos de gestão de erro;
CP2: Fadiga e ciclo circadiano;
CP3: Stress auto-imposto;
CP4: Stress térmico e exposição ao ruído;
CP5: Limitações físicas (visuais, auditivas, cardiovasculares, osteoarticulares, saúde mental).
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver nos alunos o pensamento critico e a capacidade para implementar processos de gestão de fatores de risco relacionados com limitações humanas ou patologias crónicas pré-existentes.
Desenvolver competências para gerir e implementar soluções para minimizar o risco do fator humano no trabalho em equipa.
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são: OA1: Conhecer modelos de gestão de erros, “ameaça e erro”, “modelo do queijo suíço”; OA2: Compreender o ciclo sono-vigília e a influência na fadiga; OA3: Compreender os vários fatores que diminuem o desempenho humano, como nutrição, hidratação, exercício, sono, álcool e drogas; OA4: Conhecer os tipos de proteção adequados para reduzir o risco de exposição a tensões térmicas e ruído; OA5: Conhecer as principais limitações visuais, auditivas, cardiológicas e osteoarticulares que podem interferir nas Operações de Proteção Civil.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais. Os alunos são colocados perante estudos de caso em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento das competências associadas à Proteção Civil.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas) (30%); um Trabalho Final Individual (escrito (40%) e apresentado em aula (40%)].
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
aulas teórico-práticas.
A bibliografia será referida nas aulas, consoante o tema
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Sofia Almada
após a aula semanal
virtual
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Mobilidade
Mobilidade
Não