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Disciplina Limitações Humanos nas Operações de Proteção Civil

  • Apresentação

    Apresentação

    Abordam-se temas relacionados com as limitações humanas e de que modo isso constitui uma limitação para determinada tarefa. Aborda-se também de que modo o meio extremo provoca patologia no ser humano.

    Desenvolve-se nos alunos uma consciencialização sobre os conceitos e objetivos das limitações humanas de uma forma geral nas organizações, e em particular no setor da proteção civil 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos (CP):

    CP1: Modelos de gestão de erro;

    CP2: Fadiga e ciclo circadiano;

    CP3: Stress auto-imposto;

    CP4: Stress térmico e exposição ao ruído;

    CP5: Limitações físicas (visuais, auditivas, cardiovasculares, osteoarticulares, saúde mental).

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver nos alunos o pensamento critico e a capacidade para implementar processos de gestão de fatores de risco relacionados com limitações humanas ou patologias crónicas pré-existentes.

    Desenvolver competências para gerir e implementar soluções para minimizar o risco do fator humano no trabalho em equipa.

    Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
    
    OA1: Conhecer modelos de gestão de erros, “ameaça e erro”, “modelo do queijo suíço”;
    
    OA2: Compreender o ciclo sono-vigília e a influência na fadiga;
    
    OA3: Compreender os vários fatores que diminuem o desempenho humano, como nutrição, hidratação, exercício, sono, álcool e drogas;
    
    OA4: Conhecer os tipos de proteção adequados para reduzir o risco de exposição a tensões térmicas e ruído;
    
    OA5: Conhecer as principais limitações visuais, auditivas, cardiológicas e osteoarticulares que podem interferir nas Operações de Proteção Civil.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais. Os alunos são colocados perante estudos de caso em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento das competências associadas à Proteção Civil.

    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas) (30%); um Trabalho Final Individual (escrito (40%) e apresentado em aula (40%)].

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    aulas teórico-práticas.

    A bibliografia será referida nas aulas, consoante o tema

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Sofia Almada

    após a aula semanal

    virtual

     

     

     

     

     

     

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