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Disciplina Sistemas e Tecnologias de Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    Na Unidade Curricular os alunos adquirir as competências necessárias para o planeamento, desenvolvimento e exploração de sistemas e tecnologias da informação associadas à gestão e direção da proteção civil. Neste campo de ação, é expectável, o aluno desenvolve as seguintes competências especificas:

    1. Aptidão para definir sistemas e tecnologias de informação, assim como os seus fundamentos, componentes e processos;
    2. Faculdade para compreender a importância dos sistemas e tecnologias da informação organizações modernas;
    3. Aptitude para investigar e explorar fontes de dados, informações e conhecimento no campo da proteção civil;
    4. Capacidade para levar a cabo o planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação, tendo em conta os seus fundamentos, motivações, problemas e resultados;
    5. Aptidão para reconhecer constrangimentos e oportunidades de evolução dos sistemas e tecnologias da informação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Fundamentos dos sistemas e tecnologias da informação;

    CP2. Importância dos sistemas e tecnologias da informação nas organizações;

    CP3: Fontes de dados, informação e conhecimento no âmbito da proteção civil;

    CP4: Planeamento, desenvolvimento e exploração de sistemas de informação;

    CP5: Constrangimentos e tendências dos sistemas e tecnologias da informação.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1.1: Compreender e diferenciar sistemas de informação e tecnologias de informação;

    OA1.2: Diferenciar Dados, informação e conhecimento;

    OA1.3: Identificar os principais componentes, e processos dos sistemas e tecnologias de informação;

    OA2.1: Compreender o que é a Gestão de Sistemas de Informação de uma organização.

    OA2.2: Reconhecer a vastidão e a complexidade do domínio.

    OA2.3: Identificar a necessidade da função de Gestão de Sistemas de Informação nas organizações;

    OA3.1: Nomear diferentes fontes de dados, informação e conhecimento;

    OA3.2: Analisar diferentes tipos de inter-relação possíveis entre dados, informação e conhecimento;

    OA4.1: Conhecer os fundamentos, motivações, problemas e resultados da atividade de planeamento, desenvolvimento e exploração de sistemas de informação;

    OA4.2: Distinguir, comparar e avaliar métodos de planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação;

    OA5.: Conhecer desenvolvimentos futuros e tendências no dos sistemas e tecnologias da informação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas.

    As componentes teóricas são direcionadas para a apresentação dos conceitos, princípios e fundamentos associados aos sistemas e tecnologias da informação.

    Nas componentes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade dos sistemas e tecnologias da informação no âmbito da proteção civil, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão alvo de apresentação e debate.

    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (30%); um Trabalho Individual Final (escrito e apresentado em aula ou congresso) (70%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Zorrinho, C. (1991) Gestão da Informação. Lisboa: Editorial Presença.

    Newman, J. et. al. (2017) Review of literature on decision support systems for natural hazard risk reduction: Current status and future research directions. Environmental Modelling and Software, 96, 378-409, DOI:10.1016/j.envsoft.2017.06.042.

    Migliorini, M. et al. (2019) The role of data interoperability in disaster risk reduction: barriers, challenges and regional initiatives. Contributing Paper to GAR 2019

    Allen, D., Karanasios, S., & Norman, A., (2014) Information sharing and interoperability: the case of major incident management, European Journal of Information Systems, 23:4, 418-432,DOI: 10.1057/ejis.2013.8

    Rao, R., Eisenberg, J., & Schmitt, T. (2007). Improving disaster management: the role of IT in mitigation, preparedness, response, and recovery. Washington, D.C.: National Academies Press.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Alexandre Carvalho Penha

    A coordenar

    Sala virtual

     

     

     

     

     

     

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