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Disciplina Psicologia das Massas e Liderança Política

  • Apresentação

    Apresentação

    Na Unidade Curricular serão abordados e distinguidos conceitos integrados nas áreas de conhecimento de Psicologia das Massas e Liderança Política, aprofundando-se a sua concetualização e interação entre si, promovendo a compreensão das dinâmicas psicológicas e organizacionais subjacentes. No âmbito da Psicologia das Massas serão explicitados os processos de surgimento e constituição de multidões humanas, incidindo-se na sua atuação, tipologias e funcionalidades. O quadro da Liderança Política incidirá na relação entre liderança e política, poder e respetivas fundamentações, influência social e atividade política, distinção entre gestão e liderança. Serão aprofundadas teorias da liderança, procurando-se estabelecer correspondências com contextos práticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Psicologia das Massas 1.1. O estudo das Massas na área da Psicologia. 1.2. O conceito de Massa e a imagem que possui. 1.3. Aspetos a ter em consideração sobre o funcionamento da Massa 1.4. Perspetivas contemporâneas sobre as Massas. 2. Liderança Política 2.1. A relação entre a liderança e os conceitos de política e poder. 2.2. Bases de poder e os conceitos de influência social e atividade política. 2.2. Diferenças entre a liderança e a gestão no modo como agem os líderes e os gestores. 2.3. Teorias da liderança.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer o significado e a relevância dos contributos da Psicologia das Massas reconhecendo-se o seu contributo na compreensão e explicação dos processos de constituição de multidões humanas e respetivas funcionalidades Compreender a relevância dos contributos da Psicologia das Massas para quem exerce a Liderança Política. Conhecer os vários conceitos relacionados com o fenómeno da Liderança Política, distinguindo algumas teorias da liderança, o que as diferencia e/ou os aspetos que têm em comum Ser capaz de identificar diferentes tipologias de liderança
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas incluem a exposição das diversas temáticas acompanhadas de exemplos ilustrativos que facilitem a sua compreensão, o esclarecimento de dúvidas colocadas pelos alunos e debate sobre o previamente exposto. Recorrer-se-á, sempre que pertinente, à utilização de recursos didáticos, reforçando-se a aquisição dos conteúdos programáticos assim como o estabelecimento de correspondências dos conteúdos à realidade do contexto prático. Os estudantes deverão deter um papel ativo na construção do conhecimento, fomentando-se o pensamento crítico e científico. A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização e apresentação de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores. O processo de avaliação contínua exige a realização e apresentação do trabalho individual solicitado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cabral – Cardoso, C. & Neves ,P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 9789728871581. Le Bon, G. (2023). A Psicologia das Massas. A arte de influenciar pessoas e dominar multidões. Loures: Alma dos Livros. ISBN: 9789895700790 Le Bon, G. (2020). A Psicologia das Multidões . BookBuilders. ISBN: 9789898973139 Jesus, J. (2013). Psicologia Das Massas: Contexto E Desafios Brasileiros, Psicologia & Sociedade, 25 (3), 493-503 Lopes, M. P. & Nascimento, M. G. J. (2014). Liderança, in Patrícia Jardim da Palma, Miguel Pereira Lopes e José Bancaleiro (Orgs.), Psicologia Para Não Psicólogos. A Gestão à luz da Psicologia, (pp-11-33). 1ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 978-972-8871-44-4.
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