filmeu
aqua-synapse

Aqua Synapse - Impacto da Água Pobre em Deutério na Saúde

Docente da ULusófona Coordena Projeto Internacional sobre os Benefícios da Água Pobre em Deutério

10.07.24 - 10h27
aqua-synapse-1
aqua-synapse-2
aqua-synapse-3

Nos dias 27 e 28 de maio, o Mid-Term Meeting do projeto Aqua Synapse teve lugar em Cavtat, Croácia. Aqua Synapse é um projeto financiado pela Agência Executiva de Pesquisa Europeia da Comissão Europeia, e coordenado pelo Professor Sergiy Lyubchyk da Universidade Lusófona.

A principal ideia do projeto Aqua Synapse é estabelecer a base mecanicista dos efeitos positivos na saúde da água pobre em deutério. O teor de isótopos da água potável tem demonstrado possíveis implicações em muitas doenças, como o cancro - enquanto altas concentrações de deutério podem induzir disfunção mitocondrial e até levar à morte celular, concentrações mais baixas (água pobre em deutério), no entanto, parecem ter efeitos positivos na saúde humana e parecem representar uma intervenção segura com poucos ou nenhuns efeitos colaterais – mas continua a não ser claro em que concentrações os efeitos metabólicos e comportamentais positivos tornam-se aparentes. O projeto visa verificar esta hipótese e desenvolver mecanismos para medir os benefícios para a saúde da água pobre em deutério.

Na reunião, os principais progressos do projeto foram apresentados por todas as equipas do Consórcio relacionadas com os Work Packages (WP) da sua responsabilidade, incluindo: espectroscopia metabólica de deutério e imagiologia metabólica de deutério (WP1); impacto do deutério no equilíbrio excitatório/inibitório (E/I) num sistema modelo de rede neuronal humana (WP2); avaliação dos efeitos da depleção de deutério em modelos animais de síndrome metabólica (WP3); avaliação do impacto da depleção de deutério em modelos animais de envelhecimento (WP4); produção de amostras de água pobre em deutério e de controlo, controlo do teor de deutério em tecido experimental (WP5). Foram também discutidos os progressos da equipa de coordenação da Universidade Lusófona na gestão do projeto, particularmente relacionados com o plano de comunicação e disseminação do projeto e o plano de gestão de dados (WP6).

Todas as equipas do Consórcio estiveram representadas na reunião, presencialmente ou online, nomeadamente: COFAC (Portugal), Universidade de Oxford (Inglaterra); Universidade de Würzburg (Alemanha); Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (Portugal); HYDLLC for Cancer Research and Drug Development (Hungria).

 

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios