
Estudantes de Artes Visuais Criam Pintura de Sensibilização Ambiental
Obra destaca espécies do Paul de Manique do Intendente (Azambuja) e promove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os estudantes de Artes Visuais da Universidade Lusófona criaram uma pintura para sensibilização ambiental, destacando as espécies do Paul de Manique do Intendente (Azambuja), no âmbito do projeto interdisciplinar Paul NATURA - CONHECER para Proteger.
Esta intervenção artística foi concebida por um grupo de alunos do primeiro ano do curso de Artes Visuais, do Departamento de Cinema e Artes dos Media, da Escola de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona.
A criação da tela foi o resultado de um processo de investigação interdisciplinar que incluiu a realização prévia de um conjunto de ilustrações sobre diversas espécies animais do Paul de Manique do Intendente. Posteriormente, estas ilustrações foram desenvolvidas num projeto de pintura destinado ao átrio da Escola Básica Integrada local.
Orientados pela professora Inês Andrade Marques, os alunos visitaram o Paul de Manique do Intendente, recebendo apoio científico das professoras Anabela Cruces e Susana Dias, do ornitólogo Vítor Encarnação e do fotógrafo de natureza Paulo Rocha. Entre todas as propostas de pintura apresentadas pelos alunos, a obra de Catarina Neves foi selecionada e executada em dezembro de 2020 por Catarina Neves, Laura Aires, Leonor Varo e Tomás Vilhena, com apoio técnico das professoras Inês Andrade Marques, Margarida Prieto, Rui Macedo e Teresa Palma Rodrigues.
Os constrangimentos causados pela pandemia impediram a colocação imediata da tela no seu local definitivo, sendo agora possível inaugurá-la no dia 5 de junho de 2021.
Este projeto faz parte do Fundo Ambiental - Aviso nº 7780/2020, publicado no Diário da República, 2ª série - Nº 95 - 15 de Maio de 2020, que apoia uma nova cultura ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, visando a proteção da vida terrestre. O projeto é coordenado pela Professora Anabela Cruces, da Engenharia do Ambiente - Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona, e resulta de uma parceria entre a COFAC - Universidade Lusófona, o Município de Azambuja, o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja e a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto