
Dia CIDEFES reuniu investigadores e estudantes em jornada científica de julho
Evento destacou projetos de investigação, sessões de pitch e palestra internacional sobre ciência aberta no Pavilhão U da Universidade Lusófona
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Realizou-se no dia 17 de julho de 2025, no Pavilhão U do Campus Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona, mais uma edição do Dia CIDEFES, uma jornada científica que reuniu investigadores, estudantes e bolseiros ligados ao CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde.
O evento, exclusivamente presencial, decorreu entre as 09h00 e as 18h30, e teve como objetivo central apresentar o estado da arte da produção científica desenvolvida na comunidade CIDEFES. A abertura ficou a cargo de António Palmeira, João Valente-dos-Santos e Lúcia Gomes. Ao longo do dia, os participantes assistiram a várias sessões de apresentação de projetos financiados e não financiados, com destaque para iniciativas como o MOVE4FUN, o projeto europeu YoPA e investigações sobre intervenções no local de trabalho. As sessões de “pitch” foram uma oportunidade para investigadores partilharem ideias inovadoras e propostas de futuras linhas de investigação.
A palestra principal foi proferida online pelo investigador Daniel Umpierre, que abordou a importância da ciência aberta na promoção da investigação em atividade física. O programa contou ainda com comunicações de teses em curso, estudos sobre fadiga neuromuscular, avaliação de carga em atletas de elite, e ações políticas relacionadas com a promoção da atividade física.
O encerramento do evento incluiu a apresentação final do projeto europeu Pac-Woman, cujo objetivo é reforçar o papel das mulheres na investigação científica na área da saúde e exercício.
Segundo António Labisa Palmeira, responsável pela organização, o Dia CIDEFES “é uma plataforma vital para o intercâmbio de conhecimento e para fomentar colaborações entre investigadores”.
Outras Notícias
- Filme de Jacinto Godinho entre os finalistas do Prémio Gabo 2025
- Docente da ULusófona participa em Exposição no Museu da Marinha Portuguesa
- 15.º Encontro CeiED reflete 20 anos de educação doutoral e desafios futuros
- Docente da ULusófona na final do 34.º Christof Heyns African Moot Court
- Prémio de Melhor Artigo em Monitorização da Saúde Estrutural de Pontes