filmeu
Espaço (ao) Voluntário

Espaço (ao) Voluntário

Universidade Lusófona abre as suas portas a Associações Solidárias

22.06.23 - 13h00

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto no âmbito do projeto Inovar & Capacitar realizou, no dia 21 de março, um evento a que chamou Espaço (ao) Voluntário e que acolheu 6 instituições de solidariedade social potencialmente acolhedoras de voluntários.
Na Feira de Voluntariado participaram a ADDIM – Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres, a ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, a Associação CAIS, a Modus de Ver, a Refugees Welcome Portugal e a Saber Compreender.

As Associações distribuíram-se pelo corredor principal da ULusófona – CUP, apresentando aos estudantes o seu âmbito de atuação, a sua missão, e alguns dos objetivos pelos quais orientam a sua intervenção junto da comunidade. Para além dos seus materiais de divulgação, as associações convidadas puderam ainda ter, por um dia, uma “filial” das suas lojas solidárias, podendo vender alguns dos seus produtos, cujo o lucro revertia para continuar a financiar as suas atividades.

Em simultâneo a este evento, toda a comunidade académica pôde ainda admirar uma exposição fotográfica organizada pela Refugees Welcome que visava retratar “Um olhar sobre os Balcãs – em direção ao sonho Europeu” que reúne imagens tiradas por pessoas migrantes e refugiadas na Bósnia e Herzegovina no âmbito de um projeto fotográfico realizado pela Refugees Welcome Portugal no país. As forografias retratam o caminho percorrido pelos milhares de pessoas que diariamente tentam chegar à Europa, onde esperam encontrar paz, segurança, e um futuro mais feliz. Mas o que acabam por encontrar é tudo menos o que imaginavam. A iniciativa atraiu os estudantes, docentes e colaboradores da Universidade, que se mostraram interessados em conhecer os eixos de atuação das associações convidadas, e potencialmente disponíveis, na grande maioria dos casos, para se voluntariarem, auxiliando, assim, na prossecução dos seus objetivos junto da comunidade.

Integrada no evento que celebrou o Dia do Serviço Social, e após a realização da Feira de Voluntariado, realizou-se o lançamento da Bolsa de Voluntariado, criada por estudantes do 2º ano da Licenciatura em Serviço Social e disponibilizada a toda a comunidade académica. Privilegiaram-se instituições na proximidade do Centro Universitário do Porto da Universidade Lusófona e contou-se com a adesão de mais de três dezenas de instituições sem fins lucrativos.
Para além da apresentação da Lusófona Voluntária – Bolsa de Voluntariado, que pode ser acedida aqui, os estudantes fizeram uma breve apresentação, em formato pitch, de várias das instituições que aí constam. O seu objetivo foi apresentar cada instituição acolhedora de voluntariado e promover o interesse de toda a comunidade académica para se voluntariar.

O final desta animada sessão contou com a participação de várias instituições que constam da Bolsa de Voluntariado, numa tertúlia, onde se discutiu o papel das Universidades na promoção do desenvolvimento global dos seus estudantes.
Voluntari(ARTE) foi o nome dado à tertúlia, que teve como convidados representantes de 4 associações solidárias que fazem parte da Bolsa de Voluntariado da Lusófona Voluntária. Tendo a moderação da Prof.ª Doutora Cristiana Almeida, diretora da licenciatura de Serviço Social desta Universidade, a interação entre os participantes e o público foi privilegiada. A sala encheu com estudantes de Serviço Social e de Gestão, interessados em complementar a sua formação académica com a prática no terreno, em regime de voluntariado.

Nesta sessão, os representantes das associações solidárias convidadas desafiaram os estudantes a ações de voluntariado, apresentando os seus propósitos e as mais-valias de ser voluntário. A pedido da Universidade foram ainda sugeridas propostas de co-construção de sinergias conjuntas. A título de exemplo, a ADDIM – Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres, que presta auxílio a mulheres e crianças vítimas de crime e/ou discriminação, solicitou apoio para construção de cabazes para oferta a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

A Modus de Ver que se assume como um projeto cultural único e diferenciador que pretende complementar e gerar sinergias que potenciem “uma presença ainda mais forte e carismática dos portugueses e portuenses” através do vídeo e da fotografia, pediu a doação de máquinas fotográfica de rolo. O material doado será utilizado numa ação de formação que junta crianças e idosos da zona geográfica da Lusófona num safari fotográfico e na formação para a revelação de fotografias analógicas.

A Refugees Welcome Portugal que integra um movimento internacional criado com o objetivo de contribuir para a criação de uma cultura de boas-vindas a migrantes e refugiados, através de uma maior proximidade com as comunidades de acolhimento, prevê a organização de um summer camp para jovens, para o qual procura estudantes universitários para serem monitores em regime de voluntariado.

Por fim, a Saber Compreender que tem como missão promover uma sociedade mais inclusiva, apoiando pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e económica na livre construção e prossecução dos seus projetos de vida, disponibilizou-se para acolher não só voluntários, mas também estágios académicos.
A Universidade Lusófona abriu as suas portas a associações solidárias, e estas, abrem as suas, à comunidade académica para ações de voluntariado. Ficam, assim, abertas as perspetivas aos estudantes para irem além da sua formação académica e complementarem a sua preparação para o mundo do trabalho, através de atividade proactivas de cidadania responsável.

O apelo de M. Gandhi “Seja a Mudança que deseja para o Mundo” foi o mote para o encerramento desta sessão que lotou uma das maiores salas da Universidade Lusófona.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios