
Estudantes de Engenharia do Ambiente analisam Qualidade do Ar em Portugal
Trabalhos focam-se na poluição atmosférica e na qualidade do ar interior, com destaque para medidas de mitigação e conformidade legal
30.05.24 - 11h14No âmbito da Unidade Curricular de Gestão da Qualidade do Ar, do Mestrado em Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia (FE) da Universidade Lusófona, os estudantes desenvolveram projetos que envolvem pesquisa aprofundada, análise crítica e tratamento de dados reais sobre a qualidade do ar. Estes trabalhos visam não só a compreensão da situação atual da qualidade do ar em Portugal, mas também a divulgação de informações científicas relevantes para a sociedade.
O primeiro trabalho desenvolvido pelos estudantes teve como foco a avaliação da qualidade do ar exterior em Portugal. Para tal, os estudantes realizaram uma análise estatística detalhada de bases de dados oficiais provenientes de estações de monitorização da rede nacional. Este trabalho permitiu uma caracterização abrangente da poluição atmosférica, identificando as principais fontes de emissão e discutindo a conformidade legal e as medidas de mitigação necessárias. A partir dos dados obtidos, os estudantes criaram posters de divulgação científica, partilhados com a comunidade académica.
No segundo trabalho, os estudantes exploraram a importância da qualidade do ar interior, um tema cada vez mais relevante, especialmente em contextos de exposição prolongada em microambientes. Os estudantes trabalharam em grupo para analisar diferentes cenários, discutindo a relação entre qualidade do ar e eficiência energética. O resultado deste estudo foi também partilhado publicamente, contribuindo para o aumento da consciência sobre a necessidade de monitorizar e melhorar a qualidade do ar interior, abordando temas como fontes de contaminação, conformidade legal e estratégias de mitigação.
Estas iniciativas tiveram como objetivo a componente prática para formar profissionais capazes de enfrentar os desafios ambientais atuais, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para analisar e propor soluções eficazes para a melhoria da qualidade do ar, tanto exterior quanto interior.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto