
Projeto EWALD: Sistema de Alerta Antecipado à Degradação do Solo da UE
Reunião mid-term destaca avanços do projeto no combate ao maior desafio ambiental do mundo
08.04.24 - 14h38


No dia 21 de março, teve lugar em Bruxelas a reunião Mid-term do projeto EWALD – um projeto financiado pela Agência Europeia de Investigação Executiva da Comissão Europeia, e coordenado pela Professora Svitlana Lyubchyk da Universidade Lusófona.
O principal objetivo do projeto é desenvolver um quadro inovador para fornecer um Sistema de Alerta Precoce e respostas à degradação do solo que ameaça a UE a partir da sua fronteira externa, utilizando dados de Observação da Terra de múltiplas fontes e multi-escalas. A degradação do solo é o maior desafio ambiental do mundo que afeta o ambiente, a agricultura e o bem-estar humano. Intensificada por catástrofes naturais e pela desertificação, a degradação do solo pode representar potenciais riscos e tensões socioeconómicas na fronteira da União Europeia.
Na reunião intercalar foram apresentados por todas as equipas do Consórcio os principais avanços do projeto relacionados com os “Work Packages” da sua responsabilidade, incluindo: Tecnologias; Capacitação; Estratégias e Gestão.
Todas as equipas da COFAC (PT), Rheinische Friedrich-Wilhelms - Universitat Bonn (DE), Centro Científico de Pesquisa Aeroespacial da Terra do Instituto de Ciência Geológica (UA), Zilinska Univerzita V Ziline (SK), Limited Liability Company Ecomm Co (UA), Resource Engineering Company (Ma), Université Cadi Ayyad (MA) do Consórcio estiveram representadas na reunião, presencialmente ou online.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto