
Reunião de Lançamento do Projeto E-NOSE em Novi Sad
Projeto europeu com a colaboração da ULusófona desenvolve sensores de gás com nanotecnologia de última geração para segurança global
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

No dia 7 de outubro, decorreu a reunião de lançamento do Projeto E-NOSE em Novi Sad, na Sérvia. Este projeto, financiado pela União Europeia (REA), é coordenado pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Novi Sad. O consórcio internacional inclui o Deep Tech Lab da Universidade Lusófona, que contribui com a sua experiência em nanotecnologia.
O Projeto E-NOSE (Aquisição e Modificação de Materiais Ativos Óxidos Nanostruturados Hierarquicamente para Sensores Biológicos de Gás Avançados) tem como principal objetivo o desenvolvimento de sensores de gás de última geração. Utilizando nanotecnologia avançada, estes dispositivos, conhecidos como "Narizes Eletrónicos", são projetados para serem altamente sensíveis e rápidos, capazes de detectar uma vasta gama de compostos químicos.
Além da inovação em sensores, o projeto propõe um sistema global de segurança que integra estes dispositivos em plataformas de comunicação móvel, permitindo a deteção localizada de ameaças, como surtos epidémicos, incêndios e atividades terroristas.
A reunião contou com a presença de vários parceiros europeus e internacionais, incluindo instituições de investigação, empresas e universidades. Estiveram presentes representantes da Faculdade de Tecnologia de Novi Sad (Sérvia), NanoTechCenter (Ucrânia), Universidade Bandirma Onyedi Eylul (Turquia), Nanomaterials Research & Development (Polónia), Associação DeepTechLab (Portugal), NanoPhoenix (Itália), Instituto de Ciência dos Materiais da Academia de Ciências do Uzbequistão (Uzbequistão), Instituto de Problemas de Radiação (Azerbaijão) e o Centro Científico e Prático Republicano de Medicina Desportiva (Uzbequistão).
Durante a reunião, foram discutidas as condições de parceria entre as organizações envolvidas, assim como eventos de networking essenciais para a continuidade do projeto. Este encontro foi crucial para coordenar as atividades dos parceiros e definir as tarefas a serem realizadas, com o intuito de alcançar marcos importantes na investigação e planear os próximos passos do projeto.
Para mais informações sobre o Projeto E-NOSE, visite o site oficial do projeto:
Website do Projeto
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto