
ULusófona acolhe Conferência sobre Ambiências Arquitetônicas e Urbanas
Evento marcou o arranque oficial da ação europeia COST Action CA23145, reunindo especialistas de arquitetura, urbanismo e artes
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Nos dias 3 e 4 de julho de 2025, a Universidade Lusófona – Centro Universitário Lisboa recebeu a conferência Moldar os Futuros Lugares de Vida (Acto 1. – Defining Architectural and Urban Ambiances), evento que marcou o arranque oficial da ação europeia COST Action CA23145 e reuniu especialistas de múltiplas áreas para discutir o conceito de ambiências arquitetónicas e urbanas.
A conferência, integrada no ciclo CitySenZ “Dessine-moi une ambiance”, propôs um debate interdisciplinar que cruzou contributos da arquitetura, urbanismo, filosofia, arte, tecnologia, ciências cognitivas e outras disciplinas, com o objetivo de aprofundar os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam a noção de ambiência.
Os temas abordados incluíram a experiência sensorial dos espaços, métodos de observação e simulação, perceção arquitetónica e urbana, bem como as implicações culturais e políticas de um projeto urbano sensível.
Com uma programação ampla e contributos nacionais e internacionais, o encontro destacou-se como um espaço de reflexão e construção de novas perspetivas sobre o modo como concebemos e vivemos os lugares do futuro.
Cobertura
Rui Simões
Texto
Moisés da Silva
Edição
Cristo Chikale
Acompanhe mais detalhes
Outras Notícias
- Doutoramento aborda uma nova possibilidade para o "Museu como Tecnologia Social"
- Intervenções no Edifício D - Interdições de Espaço e Imediações
- Gestão Educacional e Valorização da Profissão Académica
- Filme de Jacinto Godinho entre os finalistas do Prémio Gabo 2025
- Docente da ULusófona participa em Exposição no Museu da Marinha Portuguesa