filmeu
ulusofona-participa-em-3-projetos-horizon-europe-e-conquista-4-cost

ULusófona Participa em 3 Projetos Horizon Europe e Conquista 4 COST

Através da investigação e desenvolvimento a ULusófona promove 7 projetos para um futuro mais sustentável

25.07.24 - 17h25

A Universidade Lusófona destacou-se recentemente no panorama internacional ao conseguir a aprovação de diversos projetos significativos em programas europeus de investigação e desenvolvimento, nomeadamente o Horizon Europe e o COST – European Cooperation in Science and Technology.

Projetos Horizon Europe

No âmbito do programa Horizon Europe, a Universidade Lusófona apresentou 4 candidaturas à call HORIZON-CL2-2024-TRANSFORMATIONS-01, sob o tema "A Sustainable Future for Europe", das quais 2 foram aprovadas. Este programa visa enfrentar desafios políticos e sociais, promovendo a prosperidade da economia social e melhorando as condições de trabalho em diversos setores.

Projeto 1 - European Youth in Education and in Transition to the Labour Market

Um dos projetos aprovados pretende analisar os fatores que influenciam as escolhas educacionais dos jovens entre os 15 e os 30 anos, visando aumentar a taxa de jovens com educação terciária, reduzir a desistência escolar e promover a aprendizagem vocacional. Além disso, o projeto foca-se na transição bem-sucedida dos jovens para o mercado de trabalho, preparando-os para carreiras sustentáveis e satisfatórias. Com 11 parceiros envolvidos e submetido pelo consórcio EDU-Lab, conta com a participação da investigadora Filomena Parada do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento).

Projeto 2 - Improving Tourism and Hospitality Worker Well-being Through Social Dialogue

O segundo projeto pretende aprofundar a inclusão dos trabalhadores da área do Turismo e da Hospitalidade, promovendo um diálogo social mais inclusivo, equitativo e eficaz, que reflita as diversas realidades de trabalho no setor, tanto a nível da União Europeia quanto a nível nacional. Com o apoio de 9 parceiros, é liderado por Tânia Gaspar do HEI-Lab (Human-environment Interaction Lab).

Projeto 3 - SERENA - Assessing and Improving Access to Health and Social Care Services for Children Rendered Vulnerable by Abuse

O referido projeto recebe igualmente financiamento do Horizon Europe e tem como objetivos melhorar a deteção de maus-tratos na infância e identificar barreiras e desigualdades no acesso a cuidados de saúde, propondo ainda recomendações para otimizar o apoio a crianças vulneráveis. O projeto liderado pelo investigador Diogo Lamela do HEI-Lab

Conquistas no Programa COST

No que concerne ao programa COST – European Cooperation in Science and Technology, a Universidade Lusófona viu quatro das suas cinco candidaturas aprovadas, destacando-se como coordenadora em dois projetos de relevo, sendo os mesmos:

Candidatura 1 - Connecting Critical Pedagogies, Inclusive Art Forms and Alternative Barometers for Urban Sustainability

O projeto pretende promover cidades mais sustentáveis mediante metodologias inovadoras que integram vozes ancestrais, indígenas e práticas artísticas. Esta iniciativa será aplicada em três áreas de economias circulares urbanas: Sistemas alimentares, processo de construção/habitação e espaços públicos. Esta abordagem visa superar a perspetiva eurocêntrica e incorporar estratégias locais e criativas. Em participação com 16 países, é liderado pelo CeiED da ULusófona

Candidatura 2 - Climate Change Impacts on Mental Health in Europe

Este projeto explora a relação entre as alterações climáticas e a saúde mental, visando desenvolver estratégias de resposta e promoção da ação social e sustentabilidade a longo prazo. Esta abordagem, pretende utilizar as redes europeias para enfrentar os desafios da saúde mental relacionados às mudanças climáticas. A médio prazo, esta iniciativa pretende ajudar a comunidade Europeia a manter o bem-estar individual e social diante dos desafios das mudanças climáticas. Com a participação de 28 países, é coordenado pelo Climate Change Impacts on Mental Health in Europe (CliMent), sendo liderado pelo TerrA.ID (Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Ambiente) da ULusófona.

Candidatura 3 - Critical Perspectives on Career and Career Guidance

Este projeto tem o intuito de explorar as mudanças nas carreiras no mundo contemporâneo e as respostas necessárias das políticas públicas e práticas, promovendo a colaboração entre países membros da COST, países vizinhos e parceiros internacionais, com ênfase em apoiar e facilitar a troca de conhecimento. Com a participação de 29 países, o projeto tem como país percursor a Noruega.

Candidatura 4 - Architectural and Urban Ambiances of European Cities

O projeto visa abordar problemas de qualidade de vida em espaços habitáveis decorrentes de uma abordagem predominante "de baixo para cima" no design e construção. Ao integrar esta abordagem e enfatizar as experiências sensoriais, o projeto tem o intuito criar soluções que priorizem a experiência humana no planeamento urbano. Com participação direta de 18 países, Portugal é o país preponderante.


Estas iniciativas são um testemunho do papel crescente da Universidade Lusófona na investigação e colaboração internacional, reforçando o seu compromisso em abordar questões críticas para o futuro da Europa e do mundo. Estes projetos contribuirão significativamente para a inovação social, a sustentabilidade urbana e o bem-estar das comunidades, colocando a ULusófona na vanguarda da investigação académica e tecnológica.

Website ILIND

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios