-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular apresenta três módulos de ensino: A Arte da Investigação em Arquitetura; Metodologias de Investigação e Tecnologias da Informação, e Anteprojeto de Tese. O programa inclui a abordagem de diversos métodos de investigação em arquitectura e urbanismo: o método científico e as suas implicações disciplinares, teóricas e filosóficas; as relações do projeto-construção com a teoria e história da arquitectura, bem como das ciências sociais com a área de urbanismo; a investigação bibliográfica, o trabalho de campo e a dimensão laboratorial em estudos de arquitectura e urbanismo. Esta Unidade Curricular procura desenvolver, de forma introdutória, uma abordagem sistematizada aos temas anteriormente listados, que se desdobra pelos seguintes tópicos: Fontes Documentais Metodologia e Instrumentos de Trabalho; Processos e Produtos em Urbanismo; Regras e Modelos em Arquitectura; Tratamento, Sistematização, Arquivo e Consulta de Informação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1972-24571
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os diferentes módulos de ensino da UC procuram abordar, de forma inter-relacionada, as seguintes temáticas pertinentes à aquisição de metodologias de investigação nas áreas de Arquitectura e Urbanismo: a) Tipologia, Localização, Técnicas de Acesso e de Pesquisa de fontes documentais orientadas para a Arquitectura e Urbanismo. b) Enquadramento epistemológico: natureza e âmbito do objecto de estudo (do edifício ao território), sua identificação, delimitação e inquirição. c) Processo de investigação: identificação da problemática; estratégias de investigação; temáticas correntes e temáticas emergentes; leituras e interpretações comparativas; investigação aplicada e estudo de caso; abordagens temáticas e estudos monográficos; processo crítico e interpretativo; áreas científicas envolvidas; fronteiras e relações/contaminações disciplinares; os diferentes olhares; investigação aplicada e estudo de caso; processos e práticas de investigação.
-
Objetivos
Objetivos
Esta Unidade Curricular tem por finalidade apresentar um conjunto de tópicos de investigação utilizados no campo da arquitectura, com o objectivo de adequar os meios disponíveis aos objectivos a alcançar em termos de investigação abordando, com essa finalidade, as seguintes temáticas: 1. A investigação científica e a especificidade da arquitectura e do urbanismo; 2. Formulação de objectivos e levantamento de problemáticas ; 3. Identificação da metodologia e tipos de investigação: regras e modelos; 5. Indicações para a elaboração do plano de investigação; 6. Enquadramento teórico e trabalho de campo; 7. Tratamento de fontes primárias e secundárias: registo, arquivo, sistematização e recuperação de informação; 8. Análise de resultados; 9. Formulação de conclusões; 10. Redacção e apresentação do relatório de investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teoóricas decorrem de forma essencialmente expositiva e utilizam-se os meios didácticos que se adequam à apresentação sequencial dinâmica e estruturada de imagens. As aulas teórico-práticas apresentam-se sob a forma de Grupos de Discussão sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas ou de acompanhamento para a elaborac¿ão de exercícios. Os Grupos de Discussão têm por objectivo relacionar, de forma ponderada, os conteúdos disciplinares, a sistematização ou originalidade dos trabalhos propostos e a pertinência dos temas abordados em termos das metodologias utilizadas. A avaliação incide sobre a elaboração de monografia com o objectivo de apresentar um pensamento estruturado sobre a(s) temática(s) desenvolvidas(s) e que apresente as seguintes valências: a) trabalho laboratorial ou de campo (20%); b) resolução de problemas (20%); c) capacidade de síntese (20%); d) capacidade de investigação (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aris, C. M. (2005). La Cimbra Y el Arco. Barcelona: Fundacio¿n Caja de Arquitectos Foqué, R. (2010). Building Knowledge in Architecture. Antwerp: University Press Antwerp Frampton, K. (1995). Studies in tectonic culture, Cambridge: MIT Press Fullaondo, J. D.. (1990). Composición de Lugar, la Arquitectura entre el arte y la ciencia, Madrid: Hermann Blume Jenks, C. e Kropf, K. (1997). Theories and manifestoes of contemporary architecture, London: Academy editions, West Sussex Moneo, R. (2004). Inquietud teórica y estrategia proyectual, en la obra de ocho arquitectos contemporaneous. Barcelona: Actar Pallasmaa, J. & Mackeith, P. B. (2012). Encounters 1 And 2: Architectural Essays. Helsínquia: Rakennustieto Publishing Rodrigues, A. J. (1996). Teoria da arquitectura : o projecto como processo integral na arquitectura de Álvaro Siza. Porto: Edições FAUP Rodrigues, J. M. (Ed.) (2010). Teoria e Criítica de Arquitectura do Século XX. Lisboa: Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Sul
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não