-
Apresentação
Apresentação
Com base em conteúdos formativos nos domínios da Teoria, Crítica e História da Arquitetura e na programação de um seminário Porto/Lisboa por convidados com trabalho científico relevante, a unidade curricular estimula o espírito científico, a reflexão crítica e encoraja o desenvolvimento de métodos de investigação, de processos de interpretação e de elaboração escrita crítica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1972-24573
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A UC Seminário de Teoria, Crítica e História da Arquitetura propõe: _Reflexão transversal à Teoria, História e Crítica em arquitetura, a partir da apresentação e discussão de abordagens à investigação nas diferentes dimensões disciplinares da Arquitetura. _Estabelecer correlação entre Teoria, História e Crítica, através de Seminários que fomentam um discurso crítico, posicionando a prática arquitetónica no campo teórico, entre possíveis abordagens fomentadas pelo conjunto de convidados. Abordagens da História, da Teoria e da Crítica, na produção de conhecimento em Arquitetura Práticas de Investigação Comunicação e Disseminação em Arquitetura (Curadoria e Meios Editoriais) Hermenêutica e processos interpretativos.
-
Objetivos
Objetivos
A Unidade Curricular tem como objectivo fundamental o desenvolvimento do pensamento crítico do doutorando visando fornecer as bases para o desenvolvimento de competências com vista à produção de conteúdos próprios no âmbito das pesquisas a desenvolver, a partir dos estímulos de leituras interpretativas que se manifestam em projectos de investigação e em práticas de curadoria e editoriais. Competências: Consolidar a autonomia para a organização do conhecimento. Consolidar aptidões de aplicação de métodos e processos de investigação em Arquitectura. Consolidar a capacidade de realizar sínteses escritas. Consolidar a aptidão de expressão oral.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões teóricas com a participação de professores e investigadores convidados. Sessões teórico-práticas sob a forma de Grupos de Discussão sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas ou de acompanhamento de elaboração de exercícios. As sessões têm como objectivo relacionar conteúdos disciplinares, e a pertinência dos temas abordados referentes metodologias utilizadas. A avaliação consiste em trabalhos práticos com o objetivo de estruturar o pensamento sobre as temáticas desenvolvidas, constituída por: 1- Mérito da Recensão Crítica a realizar pelo(a) doutorando(a): 70% 2- Participação nas aulas e relevância de questão a colocar a convidado do seminário: 30%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Borden, I.; Ru¿edi, K. (2000). The Dissertation. An architecture Student’s Handbook. Londres: Architectural Press. Ghiglione, R.; Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta. Haching, Ian (1983) - Representing and Intervening. Cambridge University Press, Cambrige, UK Hanson, Julienne (1988). Ten Commandments. Bartlett School of Architecture and Planning: Londres. Hays, M. (1998). Architecture. Theory since 1968. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Hillie, Bill; Hanson, Julienne (1984). The Social Logic of Space. Cambridge: Cambridge University Press. Kru¿ger, Mário (2002). A Arte de Investigação em Arquitectura. Revista “Em Cima do Joelho”, nº 5, 2002, pp. 22-39, Editorial do Departamento de Arquitectura, Universidade de Coimbra. Mitchell, W. (1999). The Logic of Architecture. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não