filmeu

Disciplina Seminário de Arquitetura: Projecto e Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Arquitectura: Projecto de Investigação propo¿e introduzir e desenvolver conhecimento no a¿mbito disciplinar da Arquitectura, com base na sua vertente pra¿tica e disciplinar do projecto de arquitectura. Propo¿e igualmente introduzir as fundamentac¿o¿es metodolo¿gicas desenvolvidas ao longo da Histo¿ria da Arquitectura de forma a substanciar a pra¿tica do Projecto e da Teoria da Arquitectura. A Unidade Curricular apresenta as seguintes abrangências e possibilidades de estudo: a) Concepc¿a¿o Arquitecto¿nica – Teoria Cri¿tica da Arquitectura, como aprofundamento do processo criativo do pensamento na acção do projecto; b) Leituras investigativas de Concepc¿a¿o Arquitecto¿nica em Arquitectura, através do domínio instrumentos disciplinares em Arquitectura, os do desenho, das convenções de comunicação, da ideia de modelo e tipo  e de outras ferramentas que a arquitectura dispõe, como investigação em arquitectura.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As compete¿ncias sera¿o introduzidas atrave¿s de duas vias:   a) introduc¿a¿o de conhecimentos no a¿mbito da concepc¿a¿o arquitecto¿nica no contexto do Projecto e no a¿mbito da actualidade, com exemplos de arquitectura, obras e suas metodologias de concepc¿a¿o e construc¿a¿o. Sera¿o introduzidos igualmente o exemplo de alguns pensadores e filo¿sofos que descodificaram processos criativos.   b) introduc¿a¿o de exemplos externos de outros investigadores que va¿o introduzir mate¿rias da concepc¿a¿o arquitecto¿nica fruto de estudos de investigac¿a¿o cienti¿fica, que descodificara¿o estrate¿gias criativas de forma explicitamente cienti¿fica e explicitara¿o as metodologias de estudo e análise dos discursos arquitecto¿nicos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular tem por finalidade introduzir conhecimento especi¿fico no a¿mbito disciplinar da Arquitectura, que desenvolva as capacidades individuais de pensamento e desenho arquitecto¿nico, de modo fundamentado e integrado. Pretende-se que o doutorando desenvolva capacidades de pensamento e argumentac¿a¿o, que permitam os desenvolvimentos dos seus trabalhos de investigac¿a¿o. Para isso, introduzem-se e descodificam-se objectos de arquitectura, projectos de arquitectura, metodologias de projecto e leituras cri¿ticas no a¿mbito da Arquitectura.      Pretende-se que o doutorando expanda a sua cultura arquitecto¿nica e que aprenda a questionar e decifrar a obra e os me¿todos de concepc¿a¿o arquitecto¿nica que lhe estiveram subjacentes. Objectiva-se debater diale¿ticas entre a pra¿tica da arquitetura e a investigac¿a¿o em arquitectura, analisando, com base em percursos autorais consolidados, o tipo de relac¿o¿es que se podem estabelecer entre estes dois domi¿nios profissionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teo¿ricas decorrem de forma essencialmente expositiva e utilizam-se os meios dida¿cticos disponi¿veis no Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ECATI que se adequam a¿ apresentac¿a¿o sequencial dina¿mica e estruturada de imagens. As aulas teo¿rico-pra¿ticas apresentam-se sob a forma de grupos de discussa¿o sobre os to¿picos abordados nas aulas teo¿ricas ou de acompanhamento para a elaborac¿a¿o de exerci¿cios. Os grupos de discussa¿o te¿m por objectivo relacionar, de forma ponderada, os conteu¿dos disciplinares, a sistematizac¿a¿o ou originalidade dos trabalhos propostos e a pertine¿ncia dos temas abordados em termos das metodologias utilizadas. A avaliac¿a¿o incide sobre: a) Realizac¿a¿o dos exerci¿cios em ficha anexa aos quais correspondera¿ 70% da avaliac¿a¿o; b) Colocac¿a¿o de questo¿es nas aulas expositivas e nas aulas dos convidados, incluindo capacidade de pertine¿ncia e comunicac¿a¿o (30%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aris, C. M. (2005). La Cimbra Y el Arco. Barcelona: Fundacio¿n Caja de Arquitectos Foqué, R. (2010). Building Knowledge in Architecture. Antwerp: University Press Antwerp Frampton, K. (1995). Studies in tectonic culture, Cambridge: MIT Press Fullaondo, J. D.. (1990). Composicio¿n de Lugar, la Arquitectura entre el arte y la ciencia, Madrid: Hermann Blume Jenks, C. e Kropf, K. (1997). Theories and manifestoes of contemporary architecture, London: Academy editions, West Sussex Moneo, R. (2004). Inquietud teo¿rica y estrategia proyectual, en la obra de ocho arquitectos contemporaneous. Barcelona: Actar Pallasmaa, J. & Mackeith, P. B. (2012). Encounters 1 And 2: Architectural Essays. Helsi¿nquia: Rakennustieto Publishing Rodrigues, A. J. (1996). Teoria da arquitectura : o projecto como processo integral na arquitectura de A¿lvaro Siza. Porto: Edic¿o¿es FAUP Rodrigues, J. M. (Ed.) (2010). Teoria e Cri¿tica de Arquitectura do Se¿culo XX. Lisboa: Ordem dos Arquitectos - Secc¿a¿o Regional Sul
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios