-
Apresentação
Apresentação
. Compreensão da relevância, especificidade e abrangência da pedagogia em sentido lato, analisando a Escola Nova. .Entendimento da amplitude teórica e prática da pedagogia teatral, salvaguardando a relevância de aspetos metodológicos, epistemológicos e vivenciais. . Reforço da interiorização da ideia do aluno como intérprete, analisando metodologias várias.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15457
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Pedagogia do teatro: 1.1. Definição de Pedagogia, (Célestin Freinet, Maria Montessori, Ivan Illich) 1.2. Pedagogia do teatro e Teatro como pedagogia: jogo semântico? 1.3. Pedagogia e dramaturgia; 1.4. Pedagogia e encenação. 1.5 A Direcção de Actores como pedagogia activa. 2. Teoria e Pedagogia do teatro: uma relação necessária. 2.1 Algumas Teorias: De Aristóteles a Patrice Pavis e Jean- Pierre Sarrazac. 2.2. Géneros teatrais e pedagogia 3. O Método teatral e as escolas de teatro do ponto de vista da pedagogia teatral. 3.1. Da Commedia dell Arte a Molière; 3.2. O teatro vicentino; 3.3. A escola de Stanislavski; 3.4. A biomecânica de Meyerold; 3.5. Experiência da Bauhaus; 3.6. O Espaço vazio de Peter Brook; 3.7. O Teatro do Oprimido como projecto pedagógico. Influências Brechtianas. 3.8. O Espaço vazio de Peter Brook; 3.9. O Teatro do Oprimido 4. Contextos específicos da pedagogia do Teatro 4.1 Comunidade e públicos 4.2 Infância 4.3. Minorias 5. Da legitimidade de uma pedagogia do teatro.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes façam uma aproximação histórica, problemática e conceptual à questão pedagógica em teatro, apropriando-se do saber acumulado nas práticas pedagógicas (reflexivas ou espontâneas) com os desafios levantados pela actual configuração do ensino do teatro. Deverá ser esta aproximação fundadora de capacidades para enfrentar situações experimentais e profissionais no domínio da pedagogia do teatro
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Investigação-ação baseada na resolução de problemas suscitados pela teoria e no incremento da Conferência- Performance.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALVES, Maria Luísa Côrte-Real Correia (2017). Teatro e educação [documento eletrónico]: caminhos para ¿ver o mundo¿ a partir do Teatro Nacional S. João projetos educativos ¿ estudo de caso. Porto: Dissertação de Mestrado apresentada à FLUP. BROOK, Peter (2008). O Espaço Vazio, Lisboa: Orfeu Negro. FO, Dario (2004). Manual Mínimo do Ator. 3ª Organização de Franca Rame. São Paulo: Senac Editora. ILLICH, Ivan (1979). Uma sociedade sem escola. Petrópolis: Vozes. KOUDELA, Ingrid Dormien, SANTANA, Arão Paranaguá de, (2005). Abordagens Metodológicas do Teatro na Educação. Ciências Humanas em Revista - São Luís, V. 3, n.2, pp.145-154. MONTESSORI, Maria (1965). Pedagogia Científica: A descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant. PORTELA, Patricia (2008). Para cima e não para norte. Lisboa: Caminho.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não