-
Apresentação
Apresentação
. Aprofundamento do gosto pela leitura, em sentido estrito e amplo, demonstrando a importância desta na organização do pensamento e da ação e para o desenvolvimento da atenção e concentração. . Compreensão da relevância, especificidade e abrangência da releitura dos clássicos por dramaturgos contemporâneos, discutindo se todo o teatro contemporâneo é Pós-dramático. .Reforço da interiorização da ideia do aluno como intérprete, funcionando esta enquanto catalisadora da criatividade e da criação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15463
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Questões Teórico-Metodológicas acerca da releitura de clássicos por autores contemporâneos: Interrogações em torno dos conceitos de Clássico e Cânone. Dialogismo, Intertextualidade e Arquitexto. Memória (Histórica e Historiográfica) e Teatro. O conceito de arquivo. Teatro e Literatura. Discussão dos limites do biográfico e do autobiográfico na dramaturgia e na leitura dramática. Todo o teatro contemporâneo é Pós- Dramático? 2.Releitura de Clássicos pelo Teatro Contemporâneo (Antígona, de Sófocles e As Fenícias, de Eurípides) 2.1 Perdição: Exercício sobre Antígona, de Hélia Correia (época, contextos, textos, representações 2.2.Morte em Tebas, de Jon Fosse (época, contextos, texto, representações). 2.3.O Resto já devem conhecer do Cinema, de Martin Crimp (época, contextos, texto, representações)
-
Objetivos
Objetivos
. Aprofundar teoricamente os conceitos de clássico, cânone, intertetxtualidade, memória, arquivo, teatro e literatura, problematizando a relação de algum teatro contemporâneo com os clássicos . Sublinhar a importância e polissemia da interpretação, abarcando um amplo espetro incentivador da interpenetração entre cognição e ação, enfatizando potencialidades performativas de leitura de textos dramáticos; .. Efetuar a leitura e análise dos textos selecionados, de forma a dialogar com alguns pressupostos genéricos dos ateliers de leitura dramática lecionados ao longo do curso, ressaltando as vicissitudes da releitura dos clássicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Investigação-ação baseada na resolução de problemas suscitados pela teoria e no incremento da Conferência- Performance
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BAKHTIN, Mikaíl. The Dialogic Imagination. Four Essays. Austin: University of Texas Press, 1990. CAMATI, Anna Stegh. Vozes narrativas no espaço Cênico: o Pós- Dramático em (A)tentados, de Martin Crimp. In Artefilosofia, n.7, Ouro Preto, Outubro de 2009, pp.158-166. CRUZ, Filipa Braga. Morte em Tebas de Jon Fosse. Porto, FLUP, 2015. (Dissertação de Mestrado). DERRIDA, Jacques. Mal d`archive. Paris: Galilée, 2005. FIALHO, Maria do Céu, Luz e Trevas no Teatro de Sófocles. LISBOA: INIC, 1992. SIERZ, Alex. The theatre of Martin Crimp. London: Methuen Drama, 2006. MENDES, José Maria Vieira. Uma coisa não é outra coisa. Lisboa: Cotovia, 2016 SOARES, Carmen Leal. O exílio afectivo de Antígona na «Perdição» de Hélia Correia. In Furor. Ensaios sobre a obra dramática de Hélia Correia. Coordenação de Maria de Fátima Sousa e Silva. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2005, pp.27-46 VÁRZEAS. Marta - A força da palavra no teatro de Sófocles : entre retórica e poética. Coimbra, 2005.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não