filmeu

Disciplina Fundamentos de Comunicação Estratégica

  • Apresentação

    Apresentação

    Uma organização só existe porque comunica. Fazê-lo com eficácia, de forma estratégica, é fulcral para o seu sucesso. Nesta unidade curricular, os estudantes receberão os conceitos básicos relacionados com a comunicação em contexto organizacional e aprenderão a estrururar um plano comunicativo estratégico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Fundamentos da Comunicação Estratégica 1.1. Conceitos fundamentais: a organização, tipos de organização e de setores de actividade, stakeholders 1.2. Mapeamento da sociedade, contexto e ambiente transacional com impactos na organização   2. Políticas Organizacionais e políticas de comunicação 2.1. Missão, Visão e Valores e a importância da sua definição; Impactos na política de comunicação 2.2. Políticas organizacionais e o envolvimento dos stakeholders   3. Identidade e Cultura Organizacionais 3.1. Noções sobre Identidade e Cultura Organizacionais 3.2. A Comunicação Estratégica e o comportamento organizacional 3.3. Ciclo do planeamento estratégico participativo de comunicação     4. Novas Tendências em Comunicação Estratégica 4.1. Cidadania Organizacional e inovação responsável; 4.2. Gestão de assuntos públicos, influência e lobby 4.3. Novos contextos da comunicação estratégica, em novos espaços públicos
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de análise, pensamento crítico e pensamento estratégico dos alunos. Dotá-los de conhecimentos avançados ao nível da Comunicação Estratégica e sua importância na estratégia da organização Fazê-los compreender quais as novas tendências em termos de Comunicação Estratégica Municiar os alunos com um saber para conceber e implementar uma política de Comunicação Estratégica e um ciclo estratégico de comunicação integrador e participativo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Argenti, P. (2015). Corporate Communication. McGraw-Hill Higher Education. Argenti, P., Howell, R., & Beck, K. (2005). The Strategic Communication Imperative. MIT Sloan Management Review, 46(3), 82-89. Balonas, S., Ruão, T., & Carrillo, M. V. (2021). Strategic Communication in Context: Theoretical Debates and Applied Research. UMinho Editora/CECS. Falkheimer, J., & Heide, M. (2018). Strategic Communication: An Introduction. Routledge. Gates, L. P. (2010). Strategic Planning with Critical Success Factors and Future Scenarios: An Integrated Strategic Planning Framework. Monteiro, A. C., Caetano, J., Marques, H., & Lourenço, J. (2006). Fundamentos de Comunicação. Sílabo. Pereira, O. G. (1999). Fundamentos de comportamento organizacional. Fundação Calouste Gulbenkian. Ruão, T. (2016). A organização comunicativa: teoria e prática em Comunicação Organizacional. CECS UMinho.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios