-
Apresentação
Apresentação
Uma organização só existe porque comunica. Fazê-lo com eficácia, de forma estratégica, é fulcral para o seu sucesso. Nesta unidade curricular, os estudantes receberão os conceitos básicos relacionados com a comunicação em contexto organizacional e aprenderão a estrururar um plano comunicativo estratégico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-1-22561
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Fundamentos da Comunicação Estratégica 1.1. Conceitos fundamentais: a organização, tipos de organização e de setores de actividade, stakeholders 1.2. Mapeamento da sociedade, contexto e ambiente transacional com impactos na organização 2. Políticas Organizacionais e políticas de comunicação 2.1. Missão, Visão e Valores e a importância da sua definição; Impactos na política de comunicação 2.2. Políticas organizacionais e o envolvimento dos stakeholders 3. Identidade e Cultura Organizacionais 3.1. Noções sobre Identidade e Cultura Organizacionais 3.2. A Comunicação Estratégica e o comportamento organizacional 3.3. Ciclo do planeamento estratégico participativo de comunicação 4. Novas Tendências em Comunicação Estratégica 4.1. Cidadania Organizacional e inovação responsável; 4.2. Gestão de assuntos públicos, influência e lobby 4.3. Novos contextos da comunicação estratégica, em novos espaços públicos
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de análise, pensamento crítico e pensamento estratégico dos alunos. Dotá-los de conhecimentos avançados ao nível da Comunicação Estratégica e sua importância na estratégia da organização Fazê-los compreender quais as novas tendências em termos de Comunicação Estratégica Municiar os alunos com um saber para conceber e implementar uma política de Comunicação Estratégica e um ciclo estratégico de comunicação integrador e participativo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Processo de ensino-aprendizagem com base em estudos de caso
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Argenti, P. (2015). Corporate Communication. McGraw-Hill Higher Education. Argenti, P., Howell, R., & Beck, K. (2005). The Strategic Communication Imperative. MIT Sloan Management Review, 46(3), 82-89. Balonas, S., Ruão, T., & Carrillo, M. V. (2021). Strategic Communication in Context: Theoretical Debates and Applied Research. UMinho Editora/CECS. Falkheimer, J., & Heide, M. (2018). Strategic Communication: An Introduction. Routledge. Gates, L. P. (2010). Strategic Planning with Critical Success Factors and Future Scenarios: An Integrated Strategic Planning Framework. Monteiro, A. C., Caetano, J., Marques, H., & Lourenço, J. (2006). Fundamentos de Comunicação. Sílabo. Pereira, O. G. (1999). Fundamentos de comportamento organizacional. Fundação Calouste Gulbenkian. Ruão, T. (2016). A organização comunicativa: teoria e prática em Comunicação Organizacional. CECS UMinho.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não