-
Apresentação
Apresentação
A UC "Gestão Integrada de Comunicação" insere-se na área da Comunicação Estratégica e pretende dotar os alunos de competências que lhes permitam desenvolver um olhar estratégico aplicado ao planeamento e elaboração de estratégias de comunicação integrada, utilizando, de forma articulada, diferentes ferramentas de comunicação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-1-22563
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Breve introdução histórica ao planeamento estratégico em comunicação 2. Breve referência à marca institucional, missão, visão, valores e objectivos da organização e seus impactos na estratégia de comunicação 2.1. Processos de diagnóstico de situação 2.2. Decisões estratégicas em comunicação 3. Desenho do Plano Operacional 3.1. Estratégia de comunicação integrada organizacional 3.4. Integração das ferramentas, com objetivos, stakeholders e oportunidades de comunicação 4. Planeamento Operacional da Comunicação 4.1. Plano de comunicação e contingência, ferramentas de avaliação e avaliação das ações de comunicação
-
Objetivos
Objetivos
No final do programa os estudantes deverão saber elaborar um diagnóstico preliminar ao plano de comunicação e a partir deste gerar estratégias de comunicação organizacional, alinhadas com as estratégias da organização e sua cultura Saberão fazer análise de melhores práticas em organizações pares, sujeitas aos mesmos tipos de desafios comunicacionais. Terão desenvolvido espírito crítico quanto às oportunidades de comunicação a criar ou explorar no momentum comunicacional. Saberão identificar os melhores touch points dos stakeholders considerados em plano de comunicação e selecionar as ferramentas de comunicação organizacional mais adequadas para atingir os objetivos de comunicação. Serão capazes de gerir uma estratégia de comunicação a longo prazo ou desenvolver ações pontuais com os vários stakeholders internos e externos, media incluídos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Exposição teórica - exposição do docente com participação crítica e interativa dos discente. - Demonstração e interrogação - suportadas em contextos online e offline, serão demonstradas a actualidade e utilidade das matérias em contextos próximos dos reais, incentivando os alunos a pesquisar e analisar, a procurar alternativas e ideias inovadoras. - Aprendizagem colaborativa e baseada em resolução de casos reais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Smith, R. D. (2011). Strategic Planning for Public Relations (3rd Ed.), New Jersey: Taylor & Francis. Grunig, L. A., et al (2013), Excellence in Public Relations and Communication Management, New York: Routledge. Caetano, J. ; Rasquilha, L. (2007). Gestão e planeamento de comunicação. Lisboa: Quimera.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não