filmeu

Disciplina Gestão Integrada da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC "Gestão Integrada de Comunicação" insere-se na área da Comunicação Estratégica e pretende dotar os alunos de competências que lhes permitam desenvolver um olhar estratégico aplicado ao planeamento e elaboração de estratégias de comunicação integrada, utilizando, de forma articulada, diferentes ferramentas de comunicação
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Breve introdução histórica ao planeamento estratégico em comunicação 2.    Breve referência à marca institucional, missão, visão, valores e objectivos da organização e seus impactos na estratégia de comunicação 2.1.    Processos de diagnóstico de situação 2.2.    Decisões estratégicas em comunicação 3.    Desenho do Plano Operacional 3.1.    Estratégia de comunicação integrada organizacional 3.4. Integração das ferramentas, com objetivos, stakeholders e oportunidades de comunicação 4.    Planeamento Operacional da Comunicação 4.1.    Plano de comunicação e contingência, ferramentas de avaliação e avaliação das ações de comunicação
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do programa os estudantes deverão saber elaborar um diagnóstico preliminar ao plano de comunicação e a partir deste gerar estratégias de comunicação organizacional, alinhadas com as estratégias da organização e sua cultura   Saberão fazer análise de melhores práticas em organizações pares, sujeitas aos mesmos tipos de desafios comunicacionais.   Terão desenvolvido espírito crítico quanto às oportunidades de comunicação a criar ou explorar no momentum comunicacional.   Saberão identificar os melhores touch points dos stakeholders considerados em plano de comunicação e selecionar as ferramentas de comunicação organizacional mais adequadas para atingir os objetivos de comunicação.   Serão capazes de gerir uma estratégia de comunicação a longo prazo ou desenvolver ações pontuais com os vários stakeholders internos e externos, media incluídos
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    - Exposição teórica - exposição do docente com participação crítica e interativa dos discente. -    Demonstração e interrogação - suportadas em contextos online e offline, serão demonstradas a actualidade e utilidade das matérias em contextos próximos dos reais, incentivando os alunos a pesquisar e analisar, a procurar alternativas e ideias inovadoras. -    Aprendizagem colaborativa e baseada em resolução de casos reais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Smith, R. D. (2011). Strategic Planning for Public Relations (3rd Ed.), New Jersey: Taylor & Francis. Grunig, L. A., et al (2013), Excellence in Public Relations and Communication Management, New York: Routledge. Caetano, J. ; Rasquilha, L. (2007). Gestão e planeamento de comunicação. Lisboa: Quimera.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios