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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular aborda as Relações Públicas (RP) na perspetiva da aplicação de práticas recomendadas, enquadrando as mesmas numa lógica de intervenção que configura um projeto de melhoria da comunicação entre as organizações e os seus diferentes públicos. Sendo uma unidade curricular predominantemente prática, os estudantes serão desafiados a elaborar planos de RP que incluam práticas diversificadas e que respondam estrategicamente à resolução de problemas de comunicação identificados quer em casos práticos, quer em contexto real.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-1-7048
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 – O perfil do profissional de Relações Públicas (RP): Ética e deontologia; Competências. 2 - Especialidades em RP. 3 - Diagnóstico dos problemas de comunicação entre uma organização e os seus públicos: Recolha de informação; Regras de formulação de problemas; Levantamento de problemas; Elaboração da árvore de problemas. 4 - Quadro de ações de comunicação: Metodologia da elaboração do quadro de ações de RP; Pesquisar e apontar ações de RP corretivas para problemas diagnosticados; Prever o impacto das ações de RP propostas na resolução dos problemas diagnosticados. 4 - Matriz de planeamento de ações de RP: Atividades a implementar e sua orçamentação; Resultados a atingir e indicadores de verificação; Definição do objetivo do plano e indicadores de execução; Pressupostos de concretização dos resultados. 5 – Realização de um plano de RP em contexto real de trabalho com produção de resultados: newsletters, comunicados de imprensa, promoção de eventos, flyers, etc.
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Objetivos
Objetivos
O objetivos desta Unidade Curricular são consolidar os conhecimentos teóricos, reforçar as capacidades práticas e desenvolver os comportamentos desejáveis previamente adquiridos em Unidades Curriculares anteriormente lecionadas, nomeadamente no que diz respeito à conceção e à operacionalização de técnicas de Relações Públicas junto a públicos internos e externos. Assim, no final desta Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: 1 – Reconhecer o perfil do profissional de Relações Públicas; 2 - Realizar um diagnóstico dos problemas de comunicação de uma organização; 3 - Planear um conjunto de ações de Relações Públicas capazes de resolver os problemas diagnosticados, definindo atividades, resultados, objetivos, indicadores, custos e pressupostos. 4 – Implementar as ações de Relações Públicas planeadas; 5 - Realizar o acompanhamento e a avaliação das ações implementadas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As vinte horas iniciais da Unidade Curricular serão dedicadas à exposição, demonstração e aplicação dos conteúdos programáticos. As restantes horas serão dedicadas à realização de um plano de Relações Públicas em contexto real de trabalho, apoiado em boas práticas de Relações Públicas e com a produção de resultados específicos neste domínio. As aulas funcionarão como se de um Gabinete de Relações Púbicas se tratasse.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALMEIDA, V. - A comunicação interna na empresa. s.l.: Práxis, 2000. BÉON, P. - Como desenvolver a comunicação na empresa. Mem Martins: Publicações Europa- América, (s.d. [1986]). CANFIELD, B. R. - Relações Públicas: princípios, casos e problemas. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1961. ESTANQUEIRO, A. - Saber lidar com as pessoas – princípios de comunicação interpessoal. Lisboa: Editorial Presença, 1992. GARCÍA, M. M. - As Relações Públicas: a diplomacia e a imagem nas relações públicas: a ética e os códigos de conduta: o perfil adequado em relações públicas, Lisboa, Estampa, 1999. LAMPREIA, J. M. - A Assessoria de imprensa nas relações públicas, Mem Martins, Europa-América, 1999. RAMOS, F. - Estratégias e Protocolo para a Comunicação Corporativa – um Valor acrescentado para empresas e instituições, Porto, Media XXI, 2007. THEAKER, A. - The Public relations handbook, London, Routledge, 2004.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não