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Disciplina Públicos e Audiências

  • Apresentação

    Apresentação

    UC em que se abordam  os conceitos de Público e de Audiência e conhecer as várias teorias sobre a recepção mediática e os públicos. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução aos Públicos: Opinião pública e públicos   II. PÚBLICOS E AUDIÊNCIAS 1. Perspetivas em torno da conceptualização de público e de audiência.  2. Perspetiva(s) histórica(s) e delimitações da área – autores, metodologias e conexões. 3. As mudanças da Escola de Birmingham e dos Cultural Studies. 4. Contextos de receção e de participação. 5. Agência e constrangimentos na ação. 6. Perspetivas geracionais.  7. Invisíveis e emergentes.   III. AUDIENCIAS E JORNALISMO E ENTRETENIMENTO 1. Jornalismo(s) e os desafios do milénio. 2. O entretenimento e os estudos sobre fãs.   III. A ERA DIGITAL: COMO (SOBRE)VIVEM AS AUDIÊNCIAS 1. Multiplataformas. 2. Redes sociais, algoritmos (persuasivos) e AI. 3. A Datificação e o Design como elementos de segmentação. 4. Dilemas e futuro.
  • Objetivos

    Objetivos

    Abordar os conceitos de Público e de Audiência e conhecer as várias teorias sobre a recepção mediática e os públicos.  Análise da recepção da comunicação de massas e seus impactos na constituição de públicos. Tomar contacto com os métodos de investigação empírica e ensaiá-los, percebendo como cada corrente teórica adequa as possibilidades metodológicas aos seus objectivos de pesquisa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão divididas entre a teoria e a resolução de exercícios práticos de análise de públicos e audiências. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, I. (2015). Espectadores e públicos activos. Vega: Lisboa.  Bourdieu, P. (2003). A Opinião Pública Não Existe. In Questões de Sociologia (pp. 233-245). Lisboa: Fim de Século. BRITES, M.J. (2015). Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação. Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-199-6. doi: 10.13140/2.1.2141.0081 Costa, P. R. (2020). Impactos da captologia. Sociologia online.  Dewey, J. (1927). The public and its problems. Alan Swallow.  ESQUENAZI, J.-P. (2006). Sociologia dos públicos, Porto: Porto Editora. Luhmann, N. (2009). A Opinião Pública. In J. P. Esteves (Ed.), Comunicação e Sociedade (pp. 163-191). Lisboa: Livros Horizonte. Mathieu, D., & Vengerfeldt, P. P. (2020). The Data loop of media and audience: How audiences and media actors make datafication work. MedieKultur: Journal of Media and Communication Research, 36(69), 116–138. Tarde, G. (1991). A Opinião e a Multidão. Mem Martins: Publicações Europa América.  
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