-
Apresentação
Apresentação
UC em que se abordam os conceitos de Público e de Audiência e conhecer as várias teorias sobre a recepção mediática e os públicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-10496
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução aos Públicos: Opinião pública e públicos II. PÚBLICOS E AUDIÊNCIAS 1. Perspetivas em torno da conceptualização de público e de audiência. 2. Perspetiva(s) histórica(s) e delimitações da área – autores, metodologias e conexões. 3. As mudanças da Escola de Birmingham e dos Cultural Studies. 4. Contextos de receção e de participação. 5. Agência e constrangimentos na ação. 6. Perspetivas geracionais. 7. Invisíveis e emergentes. III. AUDIENCIAS E JORNALISMO E ENTRETENIMENTO 1. Jornalismo(s) e os desafios do milénio. 2. O entretenimento e os estudos sobre fãs. III. A ERA DIGITAL: COMO (SOBRE)VIVEM AS AUDIÊNCIAS 1. Multiplataformas. 2. Redes sociais, algoritmos (persuasivos) e AI. 3. A Datificação e o Design como elementos de segmentação. 4. Dilemas e futuro.
-
Objetivos
Objetivos
Abordar os conceitos de Público e de Audiência e conhecer as várias teorias sobre a recepção mediática e os públicos. Análise da recepção da comunicação de massas e seus impactos na constituição de públicos. Tomar contacto com os métodos de investigação empírica e ensaiá-los, percebendo como cada corrente teórica adequa as possibilidades metodológicas aos seus objectivos de pesquisa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão divididas entre a teoria e a resolução de exercícios práticos de análise de públicos e audiências.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABO, I. (2015). Espectadores e públicos activos. Vega: Lisboa. Bourdieu, P. (2003). A Opinião Pública Não Existe. In Questões de Sociologia (pp. 233-245). Lisboa: Fim de Século. BRITES, M.J. (2015). Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação. Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-199-6. doi: 10.13140/2.1.2141.0081 Costa, P. R. (2020). Impactos da captologia. Sociologia online. Dewey, J. (1927). The public and its problems. Alan Swallow. ESQUENAZI, J.-P. (2006). Sociologia dos públicos, Porto: Porto Editora. Luhmann, N. (2009). A Opinião Pública. In J. P. Esteves (Ed.), Comunicação e Sociedade (pp. 163-191). Lisboa: Livros Horizonte. Mathieu, D., & Vengerfeldt, P. P. (2020). The Data loop of media and audience: How audiences and media actors make datafication work. MedieKultur: Journal of Media and Communication Research, 36(69), 116–138. Tarde, G. (1991). A Opinião e a Multidão. Mem Martins: Publicações Europa América.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não