-
Apresentação
Apresentação
Terminologia técnica do meio audiovisual no domínio da captura de imagem e da captura de som direto nas câmaras de gravação digital. Manuseamento da câmara. Com aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no domínio da linguagem audiovisual. Aplicação das diferentes escalas de planos para conteúdos quer jornalísticos, quer publicitários. A composição de imagem e de movimentos de câmara. Os diferentes géneros e estilos utilizando a imagem e que serão aplicados em trabalho de grupo na construção de uma reportagem ou de um spot publicitário. Introdução. A imagem em contextos jornalísticos e de comunicação aplicada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-14863
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O programa da unidade curricular está organizado a partir de uma série de abordagens temáticas e específicas às tecnologias de imagem mais usadas na produção jornalística e na produção publicitária. Os conteúdos serão trabalhados de forma a alcançar uma formação de base que permita aos estudantes abordarem com maior à-vontade o uso futuro das diversas tecnologias. Fotografia: - Noções gerais de captação e edição, Fotojornalismo, Lightpaintg (como técnica para dominar a máquina em modo automático ¿ Obturador, Diafragma e Isso), a fotografia como narrativa noticiosa, métodos de captação e exercícios para trabalhar a perceção e como podemos dar subjetividade e transmitir o nosso pensar num espaço para um frame congelado. Vídeo: - Noções gerais de escalas de plano, regras essenciais para estabelecer uma relação com o espectador sem quebrar a sua atenção, captação e edição, vídeo jornalismo, projeto edição de reportagem televisão e multimédia, e projeto de criação de vídeo de publicidade.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Tecnologias da Imagem pretende proporcionar aos estudantes uma introdução de cariz prático aos diversos processos de produção e uso da imagem no contexto da produção comunicacional: da captação e edição da imagem em movimento (vídeo jornalismo, publicidade/spots com criação de infografia) à imagem parada (como fotografia documental ou fotojornalismo ou até o trabalhar da imagem publicitária). Dar a conhecer e atribuir competências aos estudantes nos dispositivos de mediação tecnológica partindo do uso de equipamentos e trabalhando as suas competências para a construção de conteúdos para serem posteriormente difundidos. As competências a desenvolver situam-se, essencialmente, num nível técnico de base, tendo em conta a futura execução em fase de especialização: captação e edição fotográfica e videográfica para reportagem jornalística e para trabalho publicitário. Elaboração de estratégias de uso e edição da imagem para conteúdos informativos e publicitários.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão abordados de acordo com diferentes desafios propostos e análise de casos de estudo permitindo aos estudantes uma aprendizagem gradual através da análise e experimentação. Tratando-se da aprendizagem de um modo de pensar que assenta no questionamento e reflexão serão incentivados momento de partilha entre os diferentes colegas da turma e sempre que possível com a comunidade académica através de exposição de projetos e/ou outros meios de disseminação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, R. (2007). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70 GOODMAN, R.M. (2003). Editing Digital Video: The Complete Creative and Technical Guide. New York: McGraw Hill GORDON, B. & GORDON, M. (2002). The Complete Guide to Digital Graphic Design. Londres: Thames & Hudson MIRZOEFF, N. (1998). What Is Visual Culture? In The Visual Culture Reader (pp. 1-11). New York: Routledge OLIVEIRA, J. N. (2007). Manual de Jornalismo de Televisão. Lisboa: Cenjor/IEFP - http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibimg.exe?key=&doc=73220&img=458 SOUSA, J. P. (2002). Fotojornalismo: Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Covilhã: BOCC UBI ¿ http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf Outros recursos Web / Other web resources: The Basics of Video Editing ¿ The Complete Guide: http://lifehacker.com/5785558/the-basics-of-video-editing-the-complete-guide
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não