filmeu

Disciplina Infografia e Paginação Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Infografia e Paginação Digital aborda os principais temas que estão na origem da criação de conteúdos informativos visuais, incentivando uma posição crítica por parte dos estudantes para a conceptualização de novas abordagens na relação texto e imagem. Temas como a micro e macro tipografia, imagem, cor, foco e síntese visual serão abordados através da teoria, estudos de caso e exercícios práticos estimulando a concretização de projetos visuais que materializem conceitos abrangentes e atuais. Num mundo cada vez mais visual e em constante transformação é fundamental dominar os recursos visuais para comunicar neste contexto. Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes nesse sentido.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sistemas de navegação. A infografia – análise e construção de narrativas visuais de modo a informar de modo funcional e apelativo. Paginação digital. 1. Metodologia projetual. Design thinking e processos criativos. 2. A importância da síntese informativa. Critérios de decisão. 3. A importância da hierarquia na compreensão da informação. O foco visual, a sequência e o ritmo na leitura. 4. A legibilidade. Saber compor o texto e a imagem no espaço bidimensional. 5. A cor – Propriedades e funções. 6. A Imagem – Tipos e adequação ao contexto. 7. Aprendizagem do software Adobe Illustrator e Adobe InDesign. 8. Construção de um infográfico. 9. Paginação de elementos verbais e não verbais num espaço determinado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC pretende: — Promover capacidades na área de comunicação nas componentes da informação, imagem, e disposição inteligível dos elementos. ­— Explorar métodos de organização de conteúdos sob a forma de esquemas gráficos, no sentido de encontrar novas formas de os ver e compreender.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será utilizada uma metodologia ativa baseada em Project-Based-Learning (PBL) - (Aprendizagem Baseada em Projetos). Pretende-se que os estudantes, perante a apresentação de vários casos teóricos e práticos, investiguem, explorem e produzam conteúdos visuais na área da infografia e da paginação digital. Nas aulas serão usados recursos bibliográficos e cinematográficos para apresentação de conteúdos teóricos e casos de estudo, de forma a consolidar os conteúdos. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Basics Design 02: Layout. Lausanne: AVA Publishing S.A., 2006. Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing AS, 2010. Haslam, Andrew — Book Design. London: Laurence King Publishing, 2006. Itten, Johannes — Art de la Couleur. Dessain et Tolra, 1998. Infographics – Designing and Visualizing Data. Barcelona: Promopress, 2014. Janson, Lankow; Ritchie, Josh — Infographics: The Power of Visual Storytelling. Copyrighted Material, 2015. Krum, Randy — Cool Infographics. How To Use Visual Data To Communicate Your Message. JOHN WILEY & SONS INC, 2015. Lupton, Ellen — Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (3rd Edition, Revised and Expanded). Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2024 Shaoqiang, Wang — New Page Design: Layout and Editorial Design. Barcelona: Hoaki Books SL, 2022.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios