-
Apresentação
Apresentação
Pensada para colmatar as insuficiências formativas de base dos estudantes nas áreas da comunicação e do jornalismo, a UC visa constituir um primeiro contacto no domínio da literacia sobre os media e, especificamente, sobre o jornalismo. Simultaneamente deverá promover um primeiro contacto teórico-prático com os fundamentos sociais e normativos, bem como com as técnicas e linguagens elementares do jornalismo, que serão desenvolvidas e aprofundadas no terceiro ano.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-2-26061
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A fronteira inultrapassável: realidade vs. ficção A fronteira fluida: informação e opinião Mediações e mediatizações Jornalismo, normatividade e praxis. Um primeiro olhar sobre os géneros jornalísticos Campo jornalístico, organização, cultura e techné. Jornalismo corporativo e alternativo Jornalismo convencional e novas expressões jornalístico-informativas digitais A opinião pública e a opinião publicada Relações entre sistemas de poderes e dispositivos técnicos de ampliação do discurso para grandes massas O Ehtos jornalístico. Práticas em Jornalismo.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes devem ganhar uma consciência prática e teórica do papel do jornalismo nas sociedades, assim como uma familiaridade de contacto com as produções jornalísticas e da atualidade noticiosa nacional e internacional que, em grande parte dos casos, mostram não ter. Os estudantes devem ainda ficar sensibilizados e habilitados para a necessidade de proceder à confirmação, procura de diversificação e verificação dos conteúdos noticiosos a que acedem, por via da crítica das suas fontes e ideias veiculadas. A partir da exposição teórica e ancoragem no pensamento social, os estudantes deverão ser capazes de se iniciarem no manuseamento prático da linguagem jornalística e das suas técnicas primeiras.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes deverão ter um processo de ensino/aprendizagem contemplando uma equilibrada mistura entre materiais impressos e audio-visuais tradicionais e materiais digitais. Prevê-se recurso controlado a tecnlogias de IA com o duplo objetivo de estudar comparativamente propostas de realizações jornalísticas propostas e de familiarização com o uso apropriado de tais tecnologias.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Seguido de a influência dos Jogos Olímpicos. Zahar. Edwards, D. & Cromwwell, D. (2006). Guardians of Power. Pluto Press. Halimi, S. (1998). Os novos cães de guarda. Zahar Herman, E. S. & Chomsky, N. (1988) Manufacturing Consent The Political Economy of the Mass Media. Pantheon Books Kapuscinski, R. (2008). Os cínicos não servem para este ofício. Relógio d’Água. Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos de jornalismo. Porto Ed. Schmidt, J. (2001 [2000]). Disciplined Minds - A Critical Look At Salaried Professionals And The Soul-Battering System That Shapes Their Lives. Rowman & Littlefield Publishers, Inc. Silva, G. (2005). Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia (II), (1) (95.107) Traquina, N. (2002). O que é Jornalismo?. Quimera Whitney, D. C.; Sumpter R. S. & McQuail D.(2004 ). News Media Production: Individuals, Organizations, and Institutions. DOI: 10.4135/978-1-41297-607-7.n20
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não