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Disciplina Teorias do Jornalismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Teorias do Jornalismo procuram-se as raízes dos estudos universitários na área do jornalismo, analisa-se o conceito de objetividade jornalística e discute-se o poder do jornalismo e dos jornalistas. O objetivo é desvendar os bastidores dos média e desconstruir o caminho que a informação percorre até se tornar notícia. Em debate ao longo do semestre estará a crise contemporânea do jornalismo e as suas implicações para o futuro da profissão e da democracia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Das raízes às teorias 1.1. Contextualização histórica da emergência dos estudos sobre os média 1.2. As teorias sobre os média e o jornalismo      1.2.1. A teoria do espelho       1.2.2. A teoria do gatekeeper       1.2.3. A teoria organizacional       1.2.4. A teoria do agenda-setting       1.2.5. As teorias construtivistas 1.2.5. Os critérios de noticiabilidade 1.3. O «ritual estratégico» da objetividade   2. O poder do jornalismo 2.1. A «história natural» da Teoria dos Média 2.2. A natureza ideológica das notícias na imprensa 2.3. Média: «instrumento de poderes», «quarto poder» ou «contrapoder»? 2.4. Reconfiguração do poder dos média e a influência da Internet       3. O poder dos jornalistas 3.1. O lugar do jornalista nos dispositivos políticos e mediáticos 3.2. O jornalismo no âmbito das profissões da comunicação 3.3. O campo jornalístico 3.4. Autonomia e independência do jornalista   4. O Futuro do Jornalismo 4.1. A crise ou as crises? 4.2. Jornalismo e Democracia 4.3. Novas correntes jornalísticas
  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer instrumentos de desconstrução da realidade jornalística que capacitem os alunos com um olhar analítico sobre a produção mediática. Dar a conhecer as principais Teorias do Jornalismo e debater questões como a objetividade, o poder na esfera dos média e o futuro do jornalismo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Reforçar as leituras e a procura individual dos estudantes relativamente ao jornalismo no seu sentido normativo e contrastes com a respetiva praxis, através de materiais bibliográficos, com recurso ao audiovisutal e miltimedia.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaral, A., Montardo, S., & Recuero (Eds.). (2009). Blogs.Com: Estudos sobre blogs e comunicação. Momento Editorial. Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Celta. Correia, J. C. (2011). O Admirável Mundo das Notícias¿Teorias e Métodos. LabCom Books. Fowler-Watt, K., & Allan, S. (Eds.). (2013). Journalism: New Challenges. Bournemouth University. Hanitzsch, T., & Wahl-Jorgensen, K. (Eds.). (2009). The Handbook of Journalism Studies. Routledge. Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto Editora. McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Fundação Calouste Gulbenkian. Mesquita, M. (2004). O Quarto Equívoco ¿ O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. MinervaCoimbra. Peters, C., & Broersma, M. J. (Eds.). (2013). Rethinking journalism: Trust and participation in a transformed news landscape. Routledge. Traquina, N. (Ed.). (1993). Jornalismo: Questões, Teorias e «Estórias». Vega. Traquina, N. (2002). Jornalismo. Quimera.
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